Depoimento – Mateus Januário dos Reis Silva

Comunicação IUPV - 21/07/2020 08:00

A equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, entrevistou o Mateus Januário dos Reis Silva. Ele tem 14 anos, mora em Cariacica, Espírito Santo e foi diagnosticado com Fibrose Cística aos 3 meses de vida. Vem com a gente e conheça agora um pouco mais sobre essa história.

O diagnóstico precoce do Mateus foi fundamental para que sua família pudesse buscar o tratamento adequado logo em seus primeiros dias de vida. De lá até agora, Mateus e toda a sua família se dedicam diariamente para que todas as etapas recomendadas pela equipe médica que faz seu acompanhamento sejam realizadas.

“Minha rotina é composta principalmente pelas atividades da escola. Estou no oitavo ano e me dedico muito aos estudos. Também cuido bastante da rotina de tratamento para a Fibrose Cística. Faço fisioterapia respiratória e atividades físicas três vezes por semana. Gosto bastante de andar de bicicleta e jogar no meu celular. Antes da pandemia, eu ia bastante para a academia, mas agora adaptei os exercícios e faço tudo em casa”, contou Mateus.

O Mateus realiza o tratamento e acompanhamento para Fibrose Cística no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

“Realizo consultas de três em três meses e a equipe que me acompanha nos dá muito apoio durante os atendimentos. Minha família também me ajuda muito, está sempre ao meu lado e até chega a adaptar aspectos da rotina por mim, para garantir que eu farei todo o tratamento”, afirmou.

Apesar de ainda estar no oitavo ano, Mateus já faz muitos planos e metas para o seu futuro. Ele tem vários objetivos, projetos e vários deles já estão sendo colocados em prática.

“Eu sempre sonhei em ser policial e espero realizar esse objetivo quando chegar a hora de escolher a profissão que vou seguir em minha vida. Mas, dentre todas as minhas metas, a principal delas é ter acesso a um tratamento melhor para a Fibrose Cística, podendo fazer uso de medicamentos que poderão me dar mais saúde e qualidade de vida”, contou. 

Canal no Youtube

Um dos projetos que o Mateus sempre planejou com muito cuidado e resolveu colocar em prática recentemente foi seu canal no Youtube. Clicando aqui você pode acessar o canal do Mateus e acompanhar todos os vídeos que ele posta por lá.

“Meu objetivo com o canal no Youtube é compartilhar com as pessoas um pouco mais sobre a minha rotina de exercícios em casa durante essa pandemia causada pelo Covid-19. Além disso, também quero contar a minha história e compartilhar informações sobre a Fibrose Cística para quem ainda não conhece a doença. Minha mensagem para todas as pessoas com a doença é: tenham fé em Deus! Sei que um dia vamos receber a notícia da cura, e até esse dia chegar, precisamos nos cuidar e nos dedicar todos os dias para termos mais saúde e vivermos cada vez melhor”, finalizou Mateus.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco