Dia do Atleta – Depoimento com Viviane Pedrelli, atleta da Equipe de Fibra

Comunicação IUPV - 20/12/2019 11:48

No Brasil, o dia 21 de dezembro é uma data super especial: ela marca a passagem do Dia do Atleta. O atleta é definido como toda pessoa que pratica algum tipo de esporte ou atividade física. Seja de maneira amadora ou profissional, praticar exercícios físicos com orientação e de maneira responsável traz mais saúde e qualidade de vida para todos nós.
Para as pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística, a prática regular de exercícios faz parte da rotina de tratamento, ajudando na melhora  da função pulmonar, prevenindo a perda de massa óssea, ajudando na desobstrução das vias aéreas e aumentando o ganho de força e resistência de quem tem a doença.
Por isso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística criou a Equipe de Fibra, projeto que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Instituto. O seu principal objetivo é incentivar a prática esportiva entre pessoas com Fibrose Cística e familiares, sempre salientando a importância do acompanhamento profissional para a segurança e melhora na qualidade de vida do praticante.
A Equipe de Fibra tem membros em todo o Brasil! São atletas que vestem a camisa e participam de corridas de rua, competições nacionais e internacionais de atletismo ou simplesmente fazem atividades físicas regularmente para ter mais saúde e qualidade. E uma das atletas mais ativas dessa equipe é a Viviane Pedrelli.
A Viviane Pedrelli tem 37 anos, mora em Joinville, Santa Catarina, e faz parte da Equipe de Fibra do Unidos pela Vida. Nossa querida Vivi é a mãe de fibra da Victória, linda salgadinha que infelizmente já não está mais entre nós. 
“Por muito tempo eu não fiz nenhuma atividade física, mas depois que minha filha faleceu, eu senti que deveria fazer algo por ela. A minha primeira corrida foi a primeira edição da Corrida e Caminhada da Fibrose Cística, realizada em 2017, em Curitiba/PR, pelo Instituto Unidos pela Vida. Eu me vi na obrigação de correr por ela e, desde então, não parei mais”, relembrou Viviane.
De 2017 para cá, foram muitas corridas de rua finalizadas por nossa atleta de fibra. No primeiro ano de competição, Viviane chegou a fazer duas provas por mês, sempre com muito treinamento e orientação para que a atividade não lhe trouxesse nenhum risco.
“Hoje em dia, se eu pudesse dar uma dica, a sugestão seria: faça atividades físicas e incentive outras pessoas a fazerem também. Por mais difícil que possa ser o tratamento para a Fibrose Cística, o prazer de praticar o exercício ameniza qualquer dificuldade ou sobrecarga”, ressaltou Viviane.
Além de vestir a camisa da Equipe de Fibra e divulgar a Fibrose Cística em corridas de rua realizadas em várias cidades do Brasil, Viviane também incentiva outras pessoas a fazerem parte do time que ela carrega no peito com tanto orgulho.
“Durante as provas as pessoas me viam com a camisa da Equipe de Fibra e queriam saber mais sobre o que se tratava. A partir disso, a causa foi se espalhando e se formou uma verdadeira corrente do bem. Minhas amigas foram comprando, algumas começaram a correr pela causa também e viralizou”, contou nossa atleta de fibra.
Para todas as pessoas com Fibrose Cística e familiares que estão pensando em começar a praticar atividades físicas e fazer parte da  Equipe de Fibra, a Viviane deixou a seguinte mensagem:
“Viva o hoje e aproveite ao máximo. Pegue as pessoas que você ama pelas mãos e sigam em busca de mais saúde e qualidade de vida. Deixe de lado o ‘não aguento’, o ‘não vou conseguir’ e comece com ‘vamos, eu vou contigo!’, o ‘estarei aqui do seu lado’ e ‘essa conquista é nossa’. Vá em busca de novas conquistas, novas medalhas e do mais importante: de mais saúde”, finalizou Viviane.
E se você está inspirado com esse lindo depoimento da Viviane, comece hoje mesmo a se exercitar e fazer parte da Equipe de Fibra. Escolha a atividade que mais lhe agrada, procure ajuda profissional para ter orientações e mais segurança durante o exercício, e comece a se exercitar. Em caso de dúvidas, procure seu médico ou um educador físico.
E não deixe de vestir a camisa da Equipe de Fibra para sua atividade física! Escolha já a sua aqui em nossa loja online acessando unidospelavida.lojaintegrada.com.br!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco