Chegou o verão: cuidados importantes durante a estação mais quente do ano

Comunicação IUPV - 21/12/2020 07:41

Em 2020 o dia 21 de dezembro, além de ser o Dia do Atleta, também marca o início da estação mais quente do ano: o verão. Nesta época todos nós precisamos seguir vários cuidados para manter a saúde em dia, e isso não é diferente para quem tem fibrose cística.

Por isso o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou algumas dicas que ajudarão as famílias de fibra a se manterem cada dia mais saudáveis e a aproveitarem o verão da melhor maneira possível. 

Mantenha-se hidratado

Sabemos que a desidratação é uma grande preocupação para quem tem fibrose cística, já que essas pessoas acabam perdendo mais sal do que o normal no suor, principalmente em períodos com temperaturas mais elevadas. A desidratação pode causar dores de cabeça, câimbra e tornar o muco mais espesso, dificultando ainda mais sua eliminação.

Por isso, beba muita água e bebidas isotônicas. Em caso de dúvidas sobre o que é mais recomendado para o seu caso, procure o seu médico. E se tomar muita água não é muito “a sua praia”, trazemos uma dica importante: adicione em sua dieta frutas e vegetais que possuem muita água em sua composição, como a melancia (92% de água), morango (91% de água) e pepino (95% de água).

Tenha alimentos salgados sempre por perto

Em um dia muito quente o clima pode fazer com que a pessoa com fibrose cística apresente suor em excesso, perdendo ainda mais sal. Essa situação pode causar fadiga, fraqueza e pressão baixa. Por isso, é importante que você tenha lanches salgados sempre por perto, para auxiliar na reposição do sódio perdido.

Use protetor solar

Essa dica vale para quem tem fibrose cística e também para os familiares, afinal, utilizar protetor solar é algo muito importante e que pode evitar queimaduras, além de outras doenças de pele. Lembre-se de aplicá-lo a cada duas ou três horas e toda vez que entrar e sair da piscina ou do mar.

Nade com segurança

Sabemos que o verão é a época mais esperada para se refrescar no mar ou em uma bela piscina, não é verdade? Porém, neste momento de pandemia, sabemos que os planos mudaram. A recomendação principal é evitar aglomerações em todos os locais, incluindo praia e locais com piscina.

Mesmo que sejam ambientes abertos, os riscos de contaminação seguem existindo. Por isso, sempre que possível, opte por evitar esses locais e seguir com os cuidados indicados pela equipe médica que lhe acompanha, além de todos os cuidados de distanciamento social e demais medidas de proteção que você já está tomando desde o início da pandemia.

Agora que você já conhece algumas dicas para se manter saudável durante o verão, esperamos que aproveite essa estação incrível da melhor maneira possível, com muita diversão e alegria. E em caso de dúvidas, lembre-se sempre: o melhor caminho é procurar o seu médico.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://cystic-fibrosis.com/living/summer-health-tips/

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco