Dia do Amigo – Grupo de fibra “Hi Lorena”

Comunicação IUPV - 20/07/2021 10:22

O Dia do Amigo é comemorado várias vezes ao ano, não é verdade? Algumas pessoas celebram em 18 de abril, outras no dia 30 de julho, mas no calendário do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, a data escolhida é  20 de julho. Mas que tal celebrar a amizade todos os dias? 

No grupo “Hi, Lorena”, formado pela Thays Azevedo Santos (São Paulo/SP), Suelen da Silva (São José/SC), Daniele Soares Neves (São Paulo/SP), Rafaeli Dallabrida (Ajuricaba/RS) e Ketlin Suliani Ghizini (Lins/SP), é o que acontece. Todas elas foram diagnosticadas com fibrose cística e há um ano criaram esse grupo no WhatsApp para que pudessem compartilhar dúvidas e informações sobre a doença, como relembra Daniele.

“Antes nós estávamos em um grupo que tinha várias pessoas com fibrose cística, inclusive crianças, o que limitava os temas que poderiam ser abordados pelos participantes. Para termos mais liberdade, criamos o “Hi, Lorena”, que acabou se tornando um espaço que vai além de tirar dúvidas sobre a fibrose cística. Esse grupo fortaleceu nosso elo de amizade. Nele nos ajudamos muito e compartilhamos informações, nossos medos e planos. Sempre fazemos chamadas de vídeo para realizarmos o tratamento juntas, para assistir um filme ou até mesmo para comer um lanche. Desde que conheci as meninas a minha vida mudou completamente, pois é muito bom poder falar diariamente com pessoas que entendem exatamente o que eu estou passando. Eu realmente não saberia mais viver sem as meninas. Juntas, mesmo que virtualmente, podemos ser nós mesmas, nós como um todo.”

Ketlin Suliani também afirma que conhecer as meninas que integram o “Hi, Lorena” transformou a sua vida e a forte amizade chegou em um dos momentos em que mais precisou compartilhar o que estava vivendo.

“Eu as conheci quando precisava muito falar sobre os meus sentimentos e várias questões relacionadas ao tratamento da fibrose cística. Por meio destes momentos de troca elas se tornaram grandes amigas para mim. E essa amizade tem um significado todo especial na minha vida, pois quem nos aproximou foi uma grande parceira que, infelizmente não está mais conosco, mas que deixou sua marca em nossas vidas, a Beatriz Goti. Vamos seguir essa amizade por ela e por todas nós, sempre juntas, uma ajudando a outra e conversando sobre coisas que outras pessoas provavelmente não vão compreender.”

De acordo com Suelen da Silva, a amizade formada por esse grupo de fibra representa um ponto de paz em um mundo turbulento e cheio de desafios.

“Quando converso com elas parece que todo o resto fica em pausa. A gente se entende, se ouve, se apoia e brinca muito. A sensação que tenho é que tudo realmente para no tempo, e por um momento, esquecemos até mesmo da fibrose cística e quando lembramos de novo da doença, tudo que a envolve se torna mais leve. Tudo isso só acontece graças ao carinho e amizade que temos uma pela outra.”

Rafaeli Dallabrida foi convidada pela Daniele para integrar o grupo e relembra a alegria que sentiu quando passou a conhecer melhor cada uma das integrantes. Ela afirma que a distância física apenas fortalece a amizade e conexão que sentem uma pela outra.

“Nos ajudamos muito, fazemos chamadas de vídeo, ficamos horas em ligação contando sobre o que aconteceu em nossas vidas, perguntando como cada uma está, rindo, dançando e se divertindo muito. Por mais que a gente não possa se ver pessoalmente por conta da distância e também dos riscos para nossa saúde, esse grupo faz parecer que estamos sempre perto, sentadas na sala de uma de nós batendo papo e compartilhando. É realmente incrível a conexão que criamos. Juntas desabafamos, nos escutamos, nos apoiamos e reerguemos. Estamos lado a lado, mesmo que virtualmente, nos momentos bons e ruins. Sabemos que a fibrose cística nos traz muitos desafios e situações complicadas. A perda da Beatriz, sem dúvidas, mexeu muito com todas nós, mas seguimos lutando, fortalecendo a nossa amizade e com a certeza de que nada vai nos derrubar. A fibrose cística não vai nos impedir de fazer nada. Juntas seremos capazes de realizar todos os nossos sonhos. Nossa conexão só se fortalece e todas as meninas são muito importantes na minha vida.”

Que história linda de amizade, hein? Você também tem um amigo ou amiga de fibra que faz toda a diferença na sua vida? Então compartilhe conosco pelo whatsapp (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br. Feliz Dia do Amigo!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco