Inspiração: atleta de fibra realiza sonho e compete profissionalmente em evento de fisiculturismo

Comunicação IUPV - 03/10/2023 08:40
Atleta de fibra fisiculturismo

David de Lima Gomes mora em São Paulo/SP e foi diagnosticado com fibrose cística aos três anos de idade. As suspeitas começaram por apresentar um dos principais sintomas da doença: o suor mais salgado que o normal. Na época, em meio à notícia de uma patologia rara e até então desconhecida, David e sua família não imaginavam que, 20 anos depois, ele realizaria o sonho de competir em um evento de fisiculturismo e ser um atleta profissional.

O tratamento teve início logo após o diagnóstico e tudo seguiu bem e com o auxílio da sua mãe até os 12 anos, quando David teve dificuldades com a adesão ao tratamento. 

“Foi aquela fase em que a gente passa a ter mais entendimento da vida e eu não queria tomar os medicamentos ou fazer inalações perto de amigos e na escola. Eu ficava envergonhado, foi uma fase difícil, mas consegui levar. Realizava tudo sozinho e longe das pessoas, mas depois passou.”

Aos 17 anos, David começou a faculdade de Nutrição. “Escolhi a área da saúde justamente por ter uma doença que afeta diretamente o estado nutricional.” Esse período foi mais tranquilo e a adesão ao tratamento não era um problema.

E foi justamente nesta época que o esporte e a musculação entraram na vida de David. “Fui influenciado por um amigo e iniciei os treinos. Eu era muito magro, tinha dificuldade para ganhar peso, então fui pesquisando cada vez mais sobre o tema e pedindo dicas para vários nutricionistas.”

Tudo mudou quando David começou a realizar o acompanhamento com a nutricionista Lenycia Neri. “Ela me deu uma direção mais específica para os objetivos que eu tinha. Além de ganhar peso, eu também queria ter uma musculatura mais desenvolvida.”

David passou de 54 para 78 quilos, peso que consegue manter até hoje aliando a musculação com o acompanhamento nutricional. “O esporte só agregou na minha vida. Me deu mais saúde, melhorando principalmente a questão pulmonar e nutricional. Costumo dizer que a musculação me salvou, pois não sei o que seria de mim sem ela.”

Desde que começou a praticar a modalidade, David tinha o sonho de competir profissionalmente e se tornar um fisiculturista. “Apesar da vontade, eu sempre fui muito realista comigo mesmo. Eu sempre soube que tenho fibrose cística e que ela poderia ser um empecilho nessa jornada, mas eu lutei contra ela.”

Em 2022, David competiu no São Paulo Fisiculturismo Fitness na categoria Junior até 23 anos. “No começo eu duvidei, pensava se realmente iria conseguir, mas o tempo passou e nunca deixei de acreditar em mim. Segui trabalhando muito e conquistei o 4º lugar competindo contra os melhores atletas da atualidade na categoria. Foi minha estreia, mas seguirei me dedicando para conquistar ainda mais.”

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco