Ivacaftor voltará a ser distribuído pelo Ministério da Saúde

Comunicação IUPV - 11/10/2023 11:59

Após ser questionado pelo Unidos pela Vida em agosto, pela comunidade da fibrose cística e pela imprensa sobre o desabastecimento do ivacaftor (Kalydeco©) no SUS, o Ministério informou que voltará a fornecer o medicamento para quem realiza tratamento de fibrose cística e tem prescrição.

De acordo com a farmacêutica fabricante do medicamento, novos lotes do ivacaftor (Kalydeco©) chegaram no almoxarifado do Ministério da Saúde na última segunda-feira (09/10) e o SUS deve restabelecer o estoque nos estados durante esta semana.

O questionamento

Em 31/08, o Unidos pela Vida questionou o Departamento de Logística em Saúde (DLOG) do Ministério da Saúde sobre relatos do abastecimento do medicamento ivacaftor (Kalydeco©) nos estados, que foi incorporado ao SUS em 2020 para o tratamento de pacientes com fibrose cística, mas que só chegou efetivamente nas mãos das pessoas com fibrose cística em outubro de 2022. No dia seguinte ao envio do ofício, o órgão respondeu que o processo de compra do medicamento encontrava-se em andamento, em vias de conclusão, com previsão de assinatura do contrato na semana seguinte. 

Em 02/10, em novo comunicado ao Unidos pela Vida, o Ministério da Saúde afirmou que o contrato de compra foi assinado em 05/09 e que 37.520 caixas de ivacaftor haviam sido comparadas para entrega até 30 de março de 2024.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco