Equipe de Fibra no JBTx: Gabriel Ciochetta

Comunicação IUPV - 11/08/2022 09:16

A segunda edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) acontece entre os dias 01 e 04 de setembro, em Curitiba/PR, e um dos representantes da Equipe de Fibra no evento será o Gabriel Ciochetta. Ele participará das provas de atletismo, natação e da corrida de rua de 5 km.

Gabriel tem 38 anos e foi diagnosticado com fibrose cística no primeiro ano de vida. Na época, o principal sintoma apresentado era a diarreia, um dos sinais mais comuns causados pela doença. O sintoma logo foi relacionado com a fibrose cística e o diagnóstico realizado por meio do Teste do Suor, possibilitando o início do tratamento adequado.

Mesmo com a adesão ao tratamento da fibrose cística sendo encarada como uma prioridade em sua vida, aos 32 anos, Gabriel precisou realizar um transplante pulmonar. A espera pelo procedimento levou pouco mais de um ano. “Realizar o transplante era a única forma de tratamento para o meu caso na época, então sempre apostei nisso”, relembrou Gabriel.

Antes do transplante, a baixa função pulmonar o impedia de praticar atividades físicas regularmente, realidade que mudou após o procedimento. “Todos os exercícios que eram impossíveis de realizar antes se tornaram possíveis após o transplante e eu sinto muita satisfação ao praticá-los diariamente”, disse o atleta de fibra.

Para a competição, a expectativa de Gabriel é que mais pessoas saibam sobre a importância da doação de órgãos. “Quero divulgar essa causa durante os jogos, além de fazer toda a integração com os demais atletas transplantados, conversando e trocando experiências.”

Para finalizar, Gabriel afirma que a prática regular de exercícios físicos pode transformar vidas. “Para mim, é algo que ajuda de maneira geral, fortalecendo meu corpo e minha mente. Para todas as pessoas com fibrose cística e transplantados, eu reforço: não deixem de se exercitar. A atividade física faz parte do nosso tratamento e pode nos dar mais qualidade de vida.”

Sobre os jogos

A segunda edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados é uma realização da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e conta com o apoio e cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTX)

O evento reunirá atletas transplantados de órgãos e medula de todo o País com o objetivo de incentivar a prática de atividade física e divulgar a importância da doação de órgãos entre a população. Acesse www.jbtxcuritiba.com.br para mais informações.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco