Informações adicionais sobre o Kalydeco serão apresentadas na 93º reunião da Conitec

Comunicação IUPV - 03/12/2020 16:32

Durante a 92º reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), realizada no dia 05 de novembro de 2020, foram apresentadas as contribuições dadas na consulta pública 37 referente ao medicamento Orkambi (lumacaftor/ivacaftor) e na consulta pública 38 referente ao medicamento Kalydeco (ivacaftor).

De acordo com a pauta divulgada depois da realização da plenária, a recomendação final pós consulta pública para o medicamento Kalydeco foi adiada para a 93º reunião da Comissão, que acontecerá nos dias 08 e 09 de dezembro de 2020. Segundo o documento publicado, a apresentação das informações adicionais solicitadas sobre o medicamento acontecerá no dia 08 de dezembro. Clique aqui para conferir.

O pedido de incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) para o Kalydeco foi realizado com indicação para pessoas com fibrose cística acima de 6 anos que apresentem uma das seguintes mutações de gating (classe III): G55ID, G1244E, G1349D, G178R, G551S, S1251N, S1255P, S549N ou S549R.

Orkambi

A recomendação final da Conitec para o medicamento Orkambi, também realizada durante a 92º reunião da Comissão, manteve-se desfavorável para a não incorporação no SUS. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de dezembro de 2020. A partir desta data, há um prazo de 10 dias para a interposição de recurso por parte do interessado.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística seguirá divulgando em seu site e mídias sociais todas as atualizações e informações referentes à incorporação dos medicamentos. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco