O que é Advocacy? – Por dentro do Processo

Comunicação IUPV - 22/07/2020 06:45

A coluna Por dentro do processo, criada pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, traz hoje a resposta para uma pergunta que já deve ter passado pela sua cabeça. Mas afinal, o que é Advocacy?

De maneira geral, o Advocacy se configura como uma maneira organizada da sociedade civil influenciar os processos realizados pelo governo e por seus tomadores de decisão, impactando de forma direta no cenário político em que vivemos. Nos dias de hoje, esse termo representa diretamente a luta por uma causa e reivindicação de direitos.

Sabemos que a população convive com vários problemas que poderiam ser solucionados pelo próprio Poder Público, porém, quando isso não acontece e a ausência de políticas públicas torna a situação insustentável, o trabalho de Advocacy se torna necessário.

É importante ter em mente que a falta de políticas públicas para solucionar uma dificuldade vivida pela sociedade pode acontecer por vários motivos, como o problema não ser considerado prioridade, não existir vontade pública para resolver a questão, falta de orçamento ou até mesmo falta de conhecimento do Poder Público sobre o tema.

Mas como fazemos Advocacy?

Agora que você já sabe o significado de Advocacy, deve estar se perguntando como colocá-lo em prática. Fazemos Advocacy de várias formas, como mostramos abaixo:

– Por meio de um manifesto, com a produção de um texto ou declaração formal, persuasiva e pública que irá transmitir opiniões, decisões e ideias.

– Realizando uma Consulta Pública, ação democrática para a construção conjunta de políticas públicas entre o governo e a sociedade.

– Realizando uma Audiência Pública, evento configurado como um encontro realizado com parlamentares e  a população com o objetivo de ouvir suas opiniões e principais soluções para suas demandas.

– Utilizando a mídia para mobilizar e conscientizar a sociedade a favor da sua causa.

– E engajando parlamentares, etapa que deve ser feita por meio do mapeamento dos stakeholders que estão engajados com a sua causa.

Mas antes de iniciar o seu trabalho de Advocacy escolhendo essas ou outras formas de atuar, é importante que você faça uma definição de todos os seus objetivos, um levantamento e priorização das questões que levará para a pauta e uma pesquisa profunda sobre a real situação daquele tema.

Além disso, identificar quais atores serão impactos com suas ações, realizar a gestão dos stakeholders e engajar a sociedade civil são passos fundamentais para que o seu trabalho alcance o resultado esperado.

Unidos pela Vida

O trabalho de Advocacy faz parte da rotina do Instituto Unidos pela Vida dentro do nosso Programa de Advocacy e Políticas Públicas, onde realizamos ações que visam assessorar, defender e garantir os direitos das pessoas com Fibrose Cística, seus familiares e de todo o ecossistema envolvido. Clique aqui e conheça os principais projetos realizados neste Programa.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. E não se esqueça: não há causa mais ou menos importante, pois só você sabe a “dor” de viver a sua realidade.

Por Kamila Vintureli 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco