Unidos pela Vida, ABRAM e GBEFC se preparam para atuação na Consulta Pública referente aos medicamentos Orkambi e Kalydeco

Comunicação IUPV - 14/07/2020 10:59

No dia 09 de julho de 2020 aconteceu a 88º Reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária, foi realizada a avaliação inicial dos medicamentos Kalydeco e Orkambi para o tratamento de pessoas com  Fibrose Cística elegíveis. Infelizmente o parecer das duas medicações foi desfavorável à incorporação, e ambos serão submetidos à Consulta Pública, ou seja, dentro de alguns dias a Conitec irá disponibilizar no seu site o relatório completo que explica a discussão das medicações e o porquê as recomendações foram desfavoráveis, e cada um deverá participar dizendo se concorda ou não concorda com essa recomendação, e o por que. Familiares, pacientes, associações, centros de tratamento, profissionais da saúde, sociedades de classe podem e devem participar dando sua contribuição do por que não concorda com essa recomendação preliminar.

Depois disso, a Conitec terá a reunião final e avaliará todas as contribuições dadas  na consulta pública. Outros medicamentos já tiveram pareceres iniciais revertidos após a consulta pública, e é justamente aí que estamos apostando todas as nossas fichas!

Estamos acompanhando todos os detalhes e avanços referentes à essa decisão e trabalhando arduamente com a Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose (ABRAM) e com o Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), além de articular constantemente com a Conitec e a indústria fabricante, para entender os motivos que levaram a recomendação desfavorável em relação à incorporação dos dois medicamentos para, em breve, disponibilizar materiais e conteúdos que trarão mais informações sobre como todos poderão participar da Consulta Pública.

Ressaltamos que a plenária realizada no dia 09 de julho de 2020 foi uma reunião preliminar para avaliação inicial dos medicamentos e, até o momento (14/07), o Relatório de Recomendação com todas as justificativas ainda não foi publicado pela Conitec. Estima-se que 15 dias após esta primeira reunião este material seja disponibilizado no site.

Temos certeza que, juntos, teremos ainda mais força para atuar e trabalhar arduamente na tentativa de REVERTER essa decisão preliminar desfavorável. Nesse momento você poderá fazer a diferença, por isso, sugerimos que todos já comecem a se preparar para a Consulta Pública que ficará disponível em breve no sita Conitec.

Converse com a equipe do seu Centro de Referência e entre em contato com a sua associação para que comecem a se preparar para o grande desafio que está por vir.

Acesse e compartilhe todos os nossos materiais sobre Consulta Pública:

Texto: Consulta Pública – Por dentro do Processo

Podcast: Consulta Pública: o que é e como participar

Texto: Por dentro do processo: medicamentos Orkambi e Kalydeco no Brasil

Podcast: Por dentro do processo | Trikafta, Orkambi, Kalydeco e Symdeko

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidoslavida.org.br. E fique atento em nossas mídias sociais. Em breve traremos novidades sobre a temática em todas as nossas plataformas.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco