Tratamento medicamentoso na fibrose cística – Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 23/06/2021 16:57

Com a temática Tratamento medicamentoso na fibrose cística, em 21 de junho de 2021 foi ao ar a sexta videoaula da segunda temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex Pharmaceuticals com o apoio do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Participaram da transmissão a Dra Mônica Firmida, médica pneumologista do Ambulatório de Fibrose Cística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a biomédica diagnosticada com fibrose cística e pesquisadora da doença, Dra Miriam Figueira, e a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

A videoaula começou com a fala da Dra Miriam reforçando que o quadripé de tratamento para a fibrose cística, que envolve a nutrição, o uso de medicamentos, a realização da fisioterapia respiratória e de atividades físicas, deve também trazer um aspecto muito importante: o cuidado com a saúde mental.

“Estar em dia com a nossa saúde mental faz com que a gente consiga cumprir com toda essa rotina de tratamento exigida pela doença. Neste sentido, entender mais sobre a terapia medicamentosa faz toda a diferença e precisamos ver essa etapa como um investimento no futuro. Hoje, fazer o tratamento corretamente significa estar bem e apto para se beneficiar dos novos medicamentos que já foram e estão sendo desenvolvidos.”

Dra Miriam também afirmou que saber mais sobre esses novos medicamentos é um fator que pode contribuir para a adesão ao tratamento da fibrose cística.

“Não é preciso ser cientista para entender o básico sobre o funcionamento dessas novas drogas e saber a importância delas. A ciência continua e novos medicamentos estão vindo. Os moduladores, por exemplo, já estão sendo utilizados em diversos países e atuam diretamente na proteína defeituosa produzida pelo gene CFTR. A terapia genética e de RNAm também estão sendo estudadas, desenvolvidas e se mostrando como opções promissoras para o cenário da fibrose cística. Entender o que vem no futuro faz com que a pessoa diagnosticada com a doença perceba o quão importante é aderir ao tratamento e se cuidar para poder acessar essas novas terapias que prometem mudar vidas”

Durante sua participação na videoaula, Dra Mônica afirmou que falar especificamente sobre um medicamento não era o objetivo, mas sim de algo muito maior, que é reforçar para toda a comunidade da fibrose cística o quão importante é a adesão ao tratamento.

“Como profissional da saúde acredito que só é possível fazer essa verdadeira promoção da relevância da adesão ao tratamento quando temos um significado da doença compartilhado, ou seja, a pessoa que tem fibrose cística e seus familiares precisam entender sobre ela e todas as etapas do tratamento. Não adianta apenas entregar uma receita médica na mão desses indivíduos, é preciso fazer com que entendam o motivo para a realização da fisioterapia, da nutrição e do uso de cada medicamento. Nós tratamos de pessoas, não de doenças. Quem recebe o diagnóstico tem toda a sua rotina que vai além de realizar o tratamento para a fibrose cística e isso deve ser levado em consideração.”

Dra Mônica também falou sobre as alterações que o cenário da fibrose cística no Brasil teve nos últimos anos, ressaltando que é uma das doenças mais estudadas no mundo, o que contribui para o desenvolvimento de novos medicamentos.

“O maior desafio das equipes multidisciplinares é entender que precisamos enxergar primeiro as famílias e os indivíduos, inserindo os medicamentos, todas as orientações e o restante do tratamento em um contexto que será compartilhado. Todos nós temos dúvidas e medos, nossa trajetória de vida não é formada apenas de boas histórias, teremos momentos desafiadores, e por isso, precisamos compartilhar e entender que somos pessoas cuidando de pessoas, seguindo esse caminho da melhor maneira possível.”

Clique no link abaixo para conferir a videoaula sobre tratamento medicamentoso na íntegra. A última videoaula desta segunda temporada do Rodando o Brasil Online acontece em 28 de junho, às 19h, com a temática Toda maratona começa com um primeiro passo. Clique aqui para assistir ao vivo.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco