5 dicas para uma participação qualificada em Consultas Públicas da Conitec

Comunicação IUPV - 24/05/2023 11:39
participação qualificada em Consultas Públicas

Em 25 de maio de 2023, a Consulta Pública nº 18 do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) ficou disponível para participação de toda a população no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Para te ajudar, preparamos 5 dicas para uma participação qualificada em Consultas Públicas da Conitec. 

1 – Compartilhe relatos reais

Como pessoa com fibrose cística, familiar ou amigo, contribua com relatos de vida real, informações verdadeiras e experiências relacionadas à doença. Compartilhe a sua rotina e como a utilização dessa tecnologia pode transformar a sua vida ou do seu familiar diagnosticado com a patologia.

Na hora de formular seu texto, pense em respostas para perguntas como: “O que significa para mim utilizar esse medicamento?”, “Que mudanças ele pode trazer para a vida do meu filho?”, “Quais benefícios esse medicamento poderá trazer para a minha saúde?”.

2 – Conte sua experiência com o medicamento

Caso você, seu familiar ou amigo já esteja utilizando a tecnologia, pense em quais benefícios este medicamento trouxe para a sua vida e quais foram as melhoras alcançadas a partir do uso da medicação.

As internações reduziram? Como ficou o comprometimento gástrico? Qual a situação das colonizações? Fale sobre tudo o que mudou desde o início do uso do medicamento. Isto é fundamental para que os tomadores de decisão conheçam os benefícios da tecnologia na prática.

3 – Traga estudos e artigos científicos

Como profissional da saúde, representante de conselho de classe e sociedade médica, é indispensável que você envie em sua contribuição novos artigos e pesquisas que tragam informações sobre os benefícios que o medicamento pode trazer para a vida das pessoas elegíveis. 

Compartilhe evidências de melhora daqueles que já estão utilizando o medicamento e os benefícios que o uso está trazendo para a saúde desses pacientes. Ao apresentar pesquisas, dados de vida real e informações técnicas sobre o tema em avaliação, você aumentará a credibilidade e a qualidade da sua contribuição.

4 – Não copie textos ou use mensagens genéricas

Ao participar da Consulta Pública é preciso prestar muita atenção e evitar algumas situações que podem acabar desvalorizando a sua contribuição. Por isso, não copie contribuições já enviadas por outras pessoas ou replique conteúdos disponíveis na Internet.

Além disso, evite que seu texto tenha mensagens genéricas e que não irão trazer novas informações para as pessoas que irão analisar as contribuições e aos responsáveis por decidir se o medicamento deve ou não ser incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Opte por relatos de vida real, verdadeiros e pessoais. Vale lembrar que esse processo não é uma votação. Por não ser uma simples enquete, é necessário investir um tempo na reunião e construção de bons argumentos.

5 – Caso tenha dúvidas, informe-se!

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493. Estamos sempre à disposição para ajudar!

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco