Pacientes e associações podem se cadastrar no banco de dados da Conitec para ações de participação social

Comunicação IUPV - 27/10/2020 13:49

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) disponibilizou um formulário para que pacientes e associações que tenham interesse no Sistema Único de Saúde (SUS) e na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) possam se cadastrar e fazer parte do banco de dados da Comissão para ações de participação social. Basta clicar aqui e realizar o seu cadastro.

De acordo com a Conitec, o objetivo deste  formulário é realizar um mapeamento dos usuários do SUS e das organizações que agregam e representam essas pessoas, formando um banco de dados que permitirá a ampliação de ações que incluam a sociedade no processo de avaliação e incorporação de novas tecnologias, indo além da participação em consultas públicas, por exemplo.

De acordo com a fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, é fundamental que as pessoas envolvidas no cenário da fibrose cística e interessados em integrar essas ações de participação social da Conitec realizem o cadastro antes mesmo da disponibilização dessas atividades.

“O formulário já está disponível e todos que queiram fazer parte deste banco de dados devem se cadastrar. Dessa forma, quando uma ação da Conitec tiver como pauta algo relacionado à fibrose cística, no nosso caso, por exemplo, o cadastro já estará realizado e facilitará a inscrição em outras demandas solicitadas para integrar a atividade, como nos casos de testemunho em Plenárias da Conitec, por exemplo”.

E essa participação de pacientes dando seus testemunhos já acontecerá  na 93º Reunião da Conitec, em dezembro de 2020. , O paciente que dará o testemunho obrigatoriamente realizou o cadastro no banco de dados da Conitec e também no formulário para o processo de seleção específico para esta reunião.

De acordo com a Conitec, o paciente-testemunho é o cidadão que participa da reunião da Comissão oferecendo a perspectiva do usuário do SUS e relatando suas experiências no enfrentamento das mais diversas condições de saúde. 

Durante a 93º Reunião da Comissão será a primeira vez que os usuários do SUS poderão participar da reunião da Conitec e o relato das pessoas selecionadas não poderá ultrapassar 10 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia é que durante o momento de apreciação dos temas em avaliação, os usuários selecionados apresentem ao Plenário da Conitec suas experiências pessoais relacionadas a uma condição de saúde ou compartilhem depoimentos com ponto de vista construído de maneira coletiva, como nos casos de pessoas que convivem com um paciente. 

No caso da 93º Reunião da Conitec, nenhuma das pautas abertas para cadastro do paciente-testemunho tinham relação com a fibrose cística, porém, quando a doença estiver em pauta em uma dessas ações, o Unidos pela Vida fará a divulgação em seus canais de comunicação para que todos que tenham interesse em participar possam se inscrever.

Referências:

http://conitec.gov.br/paciente-testemunho

http://conitec.gov.br/conitec-quer-conhecer-pacientes-e-associacoes-do-brasil

http://conitec.gov.br/usuario-do-sus-podera-participar-da-reuniao-da-conitec

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/pela-primeira-vez-usuarios-do-sus-poderao-participar-da-reuniao-da-conitec

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco