Vacinação contra a covid-19: como saber quando chegará a sua vez de se vacinar?

Comunicação IUPV - 05/05/2021 07:09

A vacinação contra a covid-19 está avançando em todo o país e em breve chegará o momento das pessoas com fibrose cística serem vacinadas. Isso acontece pois, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde, pessoas com fibrose cística se enquadram no grupo de comorbidades e doenças crônicas no quadro de vacinação prioritária, comunidade que já está começando a ser convocada para a imunização em algumas regiões.

Esse avanço também trouxe muitas dúvidas para a comunidade da fibrose cística de todo o Brasil, por isso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, listou abaixo a resposta para os principais questionamentos sobre o tema. 

Consigo prever a data exata que eu ou meu familiar com fibrose cística poderá se vacinar?

Infelizmente, não. Cada município está recebendo uma quantidade específica de vacinas e avançando no atendimento dos grupos prioritários conforme o número de pessoas existentes em cada um deles, situação que impossibilita essa previsão. Por isso, fique atento aos canais oficiais de comunicação da sua prefeitura para saber quando a vacinação para o grupo que inclui as pessoas com fibrose cística terá início.

Quais documentos preciso levar no momento da vacinação?

De acordo com o Ministério da Saúde, poderão ser apresentados exames, receitas de medicamentos para o tratamento da patologia, relatório médico ou prescrição médica (consulte a validade dos documentos exigida na sua região). Porém, alguns municípios estão exigindo documentos específicos definidos regionalmente. Por isso, informe-se pelos meios de comunicação oficiais da sua cidade para saber exatamente o que deverá apresentar no momento de se vacinar.

A partir de que idade posso me imunizar?

Por enquanto, as vacinas contra a covid-19 estão liberadas para aplicação apenas em pessoas com 18 anos ou mais. Ou seja, no momento, menores de 18 anos, mesmo que com fibrose cística, não serão vacinados.

Também vou tomar a vacina contra a gripe, que cuidados devo tomar?

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) divulgou uma nota informando que não é recomendada a administração simultânea do imunizante contra a covid-19 com outras vacinas. Por isso, as pessoas que tomarem a vacina contra a gripe primeiro deverão esperar 15 dias para receber o imunizante contra a covid-19. Quem tomou primeiro a da covid-19, precisará aguardar 15 dias para se vacinar contra a gripe. 

Importante: essas são as informações oficiais divulgadas no momento da produção deste conteúdo, 27 de abril de 2021, e é possível que no momento em que você estiver fazendo a leitura desta matéria, alguns tópicos já tenham sido atualizados. Por isso, siga acompanhando o site e as mídias sociais do Unidos pela Vida para novidades sobre esse tema.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br. Aproveite para conferir o bate-papo que o Instituto realizou com o pneumologista, Dr. Rodrigo Athanazio, sobre a vacinação contra a covid-19 entre pessoas com fibrose cística. 

Por Kamila Vintureli

Referências

https://sbim.org.br/noticias/1436-vacinas-covid-19-nao-devem-ser-coadministradas-com-outras-vacinas-informa-pni

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/25/planovacinacaocovid_v2_25jan21.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/entenda-a-ordem-de-vacinacao-contra-a-covid-19-entre-os-grupos-prioritarios

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco