Documentos para a vacinação – Série Especial Coronavírus

Comunicação IUPV - 10/04/2021 07:15

A vacinação contra a covid-19 está avançando no Brasil e em breve, de acordo com o andamento do calendário de cada cidade, começará a aplicação da vacina para o grupo prioritário de indivíduos com comorbidades e doenças crônicas, em que se enquadram as pessoas com fibrose cística (FC).

Não é possível prever a data exata em que as pessoas com FC poderão se vacinar,, afinal, o avanço entre os grupos prioritários está acontecendo em cada região de maneira diferente por conta da quantidade de doses disponíveis para cada local e o número de pessoas que se encaixam em cada grupo. Porém, mesmo sem essa previsão, é fundamental que você ou seu familiar com fibrose cística já comece a se preparar para a chegada deste momento, e o primeiro passo é já ter em mãos os documentos obrigatórios para a vacinação.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde, para poder se vacinar, pessoas com comorbidades e doenças crônicas devem apresentar, no momento da vacinação, um documento que comprove pertencer a esse grupo de risco, ou seja, algo que confirme que a pessoa tem a doença. 

De acordo com o Plano, poderão ser apresentados exames, receitas de medicamentos para o tratamento da patologia, relatório médico ou prescrição médica (consulte a validade dos documentos exigida na sua região). É importante que também se leve no dia da vacina um comprovante de residência e um documento com foto. 

Mas fique atento: apesar do Ministério da Saúde recomendar que todas as regiões sigam as definições presentes no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, muitos estados estão divulgando seus próprios Planos de Operacionalização, em que descrevem de maneira específica os documentos que deverão ser apresentados pelas pessoas do grupo de comorbidades e doenças crônicas.

Por isso, fique de olho nos canais oficiais de comunicação do seu estado e município para já se informar sobre os itens exigidos, além de acompanhar o avanço do processo e saber quando a vacinação para o grupo que inclui as pessoas com fibrose cística terá início na sua região.

Informação importante: no momento, as vacinas contra a covid-19 estão liberadas para aplicação apenas em pessoas com 18 anos ou mais. Isso significa que, por enquanto, menores de 18 anos, mesmo que com fibrose cística, não serão vacinadas.

Caso ainda tenha dúvidas, você também pode entrar em contato com a equipe de profissionais que fazem o seu acompanhamento no Centro de Referência. Além de esclarecer seus questionamentos, eles também poderão lhe manter informado sobre o avanço da vacinação na sua região.

E se precisar falar com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, mande um e-mail para contato@unidospelavida.org.br ou uma mensagem pelo WhatsApp (41) 99636-9493. Sempre terá alguém do nosso time disponível para lhe ajudar.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/documentos-atualizados-vacina-covid-grupo-comorbidades-curitiba-parana/

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/25/planovacinacaocovid_v2_25jan21.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco