Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves é lançada em Brasília/DF

Comunicação IUPV - 03/12/2021 17:20

Na última quarta-feira (01/12) foi lançada a Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves, proposta presidida pelo Deputado Federal Pedro Westphalen, e que busca ser um espaço de debate sobre os desafios e necessidades enfrentados por pessoas diagnosticadas com doenças pulmonares graves, familiares, pesquisadores e profissionais da saúde. Por meio desse debate, o objetivo é garantir o desenvolvimento de políticas públicas que irão garantir melhores condições de diagnóstico, tratamento e, consequentemente, qualidade de vida para milhares de brasileiros. 

O processo de criação da Frente Parlamentar envolveu a participação de deputados, pacientes, familiares e associações de assistência de todo o país, incluindo o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, que foi representado por seu diretor de Políticas Públicas e Advocacy, Cristiano Silveira, e a fundadora e diretora executiva, Verônica Stasiak Bednarczuk, além de outras organizações sociais como a CDD – Crônicos do Dia a Dia, ABRAF, entre outras. 

Em meio à busca por mais de 140 assinaturas de parlamentares necessárias para instituir a Frente, vários eventos de conscientização da importância deste projeto foram realizados. O “Correio Talks: Impacto Social das Doenças Pulmonares Graves”, realizado pelo Correio Braziliense em 30 de setembro de 2021 também debateu a criação do grupo e pode ser revisto aqui

Cristiano também participou, em 25 de setembro de 2020, do evento “Live do Pulmão: quais as necessidades dos pacientes de doenças pulmonares?”, realizado pela Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) e que também debateu a temática. Clique aqui para conferir. Em setembro de 2021, Verônica esteve no XII Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, que abordou a importância da criação da Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves. Relembre clicando aqui

Canal aberto

De acordo com Cristiano Silveira, a criação da Frente Parlamentar significa mais voz para todas as pessoas diagnosticadas com doenças pulmonares graves e suas famílias.

“É uma conquista importante, é um canal que se abre no Congresso para levarmos as demandas das doenças respiratórias. Fico feliz que a ideia tenha surgido em uma live em que eu apresentei a fibrose cística ao deputado Pedro Westphalen. O assessor dele, Felipe Dutra, que infelizmente faleceu e nos deixou recentemente, ajudou bastante no início desse processo, que foi demorado e em que tivemos o apoio das associações para contatar os deputados nos Estados e, assim, conseguir as assinaturas necessárias para criação do grupo. É uma vitória de todos nós.”

O time do Unidos pela Vida trará todos os conteúdos e avanços sobre a Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves em seus canais de comunicação. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco