Gratinado de batata com frango

Categoria: Receitas Hipercalóricas - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 14 de dezembro de 2019

Uma alimentação saudável é sinônimo de saúde e qualidade de vida, não é verdade? E pensando nisso o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística  traz para você uma receita hipercalórica deliciosa: um gratinado de batata com frango que vai agradar toda a família. Confira!

Ingredientes:

3 batatas

2 xícaras de frango desfiado

Meia xícara de bacon

1 xícara de queijo cremoso

1 cebola

2 dentes de alho

2 xícaras de leite

1 colher de sopa cheia de manteiga

1 colher de sopa de farinha de trigo

Meia xícara de parmesão ralado

2 colheres de sopa de azeite

Alecrim a gosto

Sal a gosto

Manteiga para untar

 

Modo de preparo:

1. Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga  em um refratário médio que possa ir ao forno.

2. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve ao fogo médio uma panela com água para ferver. Enquanto isso, lave, descasque e, com um fatiador de legumes, corte as batatas em rodelas finas (se preferir, fatie fino com uma faca);

3. Assim que a água ferver, mergulhe as rodelas de batatas e deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Transfira para um escorredor e reserve.

4. Leve ao foto médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione o bacon e a cebola. Refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Junte o frango desfiado, o alecrim e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve.

5. Volte a panela ao fogo médio e acrescente a manteiga. Assim que derreter, junte a farinha de trigo e mexa por 1 minuto. Tire a panela do fogo e acrescente todo o leite de um só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo médio e mexa com o batedor por cerca de 10 minutos, até engrossar. Desligue o foto, acrescente o cream chesse e tempere com sal e noz moscada a gosto.

6. Transfira metade do molho para a tigela com o refogado de frango e misture bem. Reserve a outra metade.

7. Forre o fundo do refratário untado com metade das rodelas de batatas. Em seguida, coloque o recheio de frango e cubra com o restante das batatas. Sobreponha uma rodela a outra como uma escama. Regue com o molho reservado e polvilhe com o parmesão ralado.

8. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos até gratinar. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1h e 10 minutos

Nota importante: Receita criada pela nutricionista especialista em Fibrose Cística, Lenycia Nery, e pela chef de cozinha, Daniela Malavasi, especialmente para a segunda edição  do livro ‘Receitas para Cuidar da Família’, para a Vertex do Brasil e associações de Fibrose Cística do Brasil.

 

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui