Ministério da Saúde informa que ivacaftor (Kalydeco) deverá ser dispensado no SUS somente a partir do terceiro trimestre de 2022

Comunicação IUPV - 24/05/2022 16:57

Em 13 de maio, a Coordenação-Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF) do Ministério da Saúde, informou que o processo de aquisição centralizada do ivacaftor (Kalydeco) já está se encaminhando para os trâmites finais e a expectativa é que ele seja encerrado e o medicamento passe a ser dispensado para todas as pessoas com fibrose cística elegíveis e com indicação de uso a partir do terceiro trimestre de 2022.

A informação chegou após contato do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística via e-mail, solicitando esclarecimentos ao setor em relação ao status atual e próximas etapas de compra e dispensação do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação foi enviada em 12 de maio, e nesta data, a decisão de incorporação já havia sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) há 498 dias, 317 a mais do que os 180 dias previstos para disponibilização no SUS.

O Unidos pela Vida segue acompanhando de perto todo esse processo e pressionando a CGCEAF por mais agilidade na sequência de compra e dispensação do ivacaftor (Kalydeco) no SUS. Apoie agora o movimento Contribua com a Fibrose Cística #KalydecoJá clicando aqui e assinando o abaixo-assinado. 

Sobre o medicamento

O ivacaftor (Kalydeco) é indicado para pessoas diagnosticadas com fibrose cística com idade igual ou maior a 6 anos, pelo menos 25 quilos e que apresentem uma das seguintes mutações de gating (classe III) no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR): G551D, G1244E, G1349D, G178R, G551S, S1251N, S1255P, S549N ou S549R. Além disso, é importante lembrar que, além de atender a esses requisitos, a pessoa também deve ter indicação médica para utilização do medicamento.

A recomendação final favorável da Conitec sobre a incorporação do ivacaftor (Kalydeco) no SUS aconteceu em 08 de dezembro de 2020, durante a 93ª reunião da Comissão. Clique aqui para relembrar. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco