Participe da consulta pública do Protocolo Clínico da Fibrose Cística até 28/07/2021

Comunicação IUPV - 09/07/2021 18:26

A consulta pública do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística já está aberta para receber a sua contribuição até 28 de julho de 2021. Abaixo, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou uma lista com vários pontos importantes sobre como participar e que lhe ajudarão a valorizar ainda mais a sua contribuição. Confira!

Link para participar: a consulta pública nº 63, referente ao PCDT da Fibrose Cística está disponível no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Basta clicar aqui para ler o texto sugerido e dar sua contribuição.

Quem pode contribuir: pessoas diagnosticadas com fibrose cística, familiares, amigos, pessoas próximas, membros de associações de assistência, profissionais da saúde, estudantes, pesquisadores, representantes de conselhos de classe, centros de referência , sociedade médica e demais interessados no tema.

Parecer inicial da Conitec: durante a 99º reunião da Conitec foi feita a avaliação inicial do PCDT da Fibrose Cística e o parecer inicial foi favorável. Clique aqui para relembrar.

Proposta de PCDT: antes de deixar a sua contribuição, é fundamental que você faça a leitura da Proposta de PCDT da Fibrose Cística apresentada e que contém as informações que embasaram a recomendação inicial favorável da Conitec. Clique aqui para ler. Embora existam vários fatores que ainda precisam ser considerados, esta proposta apresentada pela Conitec inclui diversas etapas importantes do tratamento da fibrose cística que estavam ausentes ou desatualizadas nas versões anteriores do documento, o que pode ser visto como um avanço para toda a comunidade da fibrose cística do país. 

Como participar: após realizar a leitura do relatório com a proposta de atualização do PCDT da fibrose cística, clique aqui para acessar a consulta pública nº 63, clique em “FAÇA AQUI A SUA CONTRIBUIÇÃO” e preencha com seus dados. Mas atenção:

  • Na PERGUNTA 15 você deverá dizer o que achou da proposta apresentada pela Conitec, qualificando como “MUITO BOA”, “boa”, “regular”, “ruim” ou “muito ruim” com base na sua avaliação do relatório.
  • Na PERGUNTA 16 você poderá escrever quais informações presentes no relatório gostaria de alterar ou incluir. 
  • Na PERGUNTA 17 é possível deixar seus comentários sobre outros aspectos relacionados ao Protocolo Clínico da Fibrose Cística.
  • Na PERGUNTA 18 você poderá anexar documentos e outros materiais que irão valorizar ainda mais a sua contribuição, como estudos e artigos científicos.

Período de participação: a consulta pública foi aberta em 09 de julho de 2021 e ficará disponível até 28 de julho de 2021. Você deverá participar neste período, pois após esta data ela será encerrada. 

Fique atento: após preencher todas as informações, não esqueça de clicar em ENVIAR ao final do formulário para que sua contribuição seja enviada.

Importante lembrar: diferente das consultas públicas dos medicamentos Kalydeco e Orkambi, realizadas em 2020, nesta consulta pública você não deverá dizer se concorda ou discorda, mas sim qualificar a proposta apresentada para o Protocolo Clínico da Fibrose Cística – que inclui diversas etapas importantes do tratamento para a fibrose cística – avaliando como “MUITO BOA”, “boa”, “regular”, “ruim” ou “muito ruim”.

Relembrando o que é o PCDT

De acordo com a Conitec, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; qual o seu tratamento – com os medicamentos e demais produtos apropriados quando houver -; as doses recomendadas; os mecanismos de controle clínico; o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS. 

Os PCDTs devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas. Clique aqui e saiba mais.

Ainda tem dúvidas sobre como participar? 

Então entre em contato com o Instituto Unidos pela Vida pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos esclarecer seus questionamentos e lhe ajudar da melhor maneira possível. Contamos com a sua participação!

Referências:

http://conitec.gov.br/pcdt-em-elaboracao

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco