Atualização do Protocolo Clínico da Fibrose Cística tem parecer inicial favorável da Conitec

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 01 de julho de 2021

Em 30 de junho de 2021 foi realizada a 99º reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária foi realizada a apreciação inicial do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística. De acordo com a pauta divulgada, a atualização do PCDT da Fibrose Cística foi encaminhada para consulta pública com parecer inicial favorável. Clique aqui para conferir a pauta na íntegra.

Durante a reunião foi apresentado o novo texto do documento, que está em elaboração desde dezembro de 2019. Até a data da publicação desta matéria (01/07), ainda não é possível saber o que foi incluído ou excluído deste protocolo, e é necessário aguardar a publicação para leitura, além da abertura da consulta pública para avaliação.

Ainda sem data informada, a Conitec publicará o texto deste novo protocolo, e a consulta pública, que ficará disponível por 20 dias para participação de todos: pessoas com fibrose cística, familiares, amigos, cuidadores, pessoas próximas, profissionais da saúde e demais interessados. Clique aqui e saiba mais sobre como participar de uma consulta pública.

Atuação Unidos pela Vida e associações

A movimentação para a revisão do PCDT da Fibrose Cística teve início em 2019, quando representantes do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), reuniram-se com a Conitec em Brasília/DF para abordar a necessidade de atualização do documento, considerando que o Protocolo já estava com dois anos e, de acordo com a Comissão, os PCDTs são atualizados a cada dois anos ou a cada nova incorporação. Clique aqui para saber como foi a reunião. 

Além disso, em dezembro do mesmo ano, por sorteio, a Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (ABRAM) participou, representando as associações de assistência à fibrose cística do país, da primeira reunião de escopo, juntamente com o GBEFC.

E o Kalydeco?

De acordo com a Conitec, o texto do novo PCDT da Fibrose Cística seria apresentado com a inclusão do medicamento Kalydeco (ivacaftor), que teve recomendação final favorável para incorporação em 08 de dezembro de 2021. Porém, só será possível verificar o conteúdo do novo texto proposto, e se de fato este e outros medicamentos foram incluídos nesta nova versão do Protocolo, após a publicação do relatório no site da Comissão. 

O time do Unidos pela Vida segue acompanhando e trazendo todas as atualizações sobre o processo de incorporação de novos medicamentos no país e de atualização do PCDT da Fibrose Cística. Continue nos acompanhando e em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br.

Por Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira e Kamila Vintureli

Referências:

http://conitec.gov.br/images/Reuniao_Conitec/2021/20210630_Pauta_99_pos.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui