Purê de batatas com alho poró (Fortini)

Comunicação IUPV - 10/01/2020 13:07

Que tal experimentar uma receita nova em casa esta semana? Inovar na cozinha sempre agrava a família toda, não é mesmo? E foi pensando nisso que o Instituto Unidos pela Vida trouxe essa deliciosa Receita Hipercalórica de purê de batatas com alho poró. Todo mundo vai adorar! Confira!
Ingredientes:
4 batatas
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite
1 talo de alho poró (opcional)
1 xícara de queijo cremoso
120 gramas de Fortini
sal a gosto
 
Modo de preparo:
1. Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture ½ colher (chá) de sal. Leve para ao fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficarem macias – espete com um garfo para verificar. Enquanto isso prepare o alho-poró.
2. Corte a parte clara do talo de alho poró em fatias finas. Leve uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho-poró fatiado, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Reserve.
3. Desligue o fogo e escorra bem a água das batatas. Coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer – não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata.
4. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor sobre a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite quente, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, junte o restante da manteiga e misture bem.
5. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture o alho poró refogado, transfira para uma tigela, misture o Fortini e sirva a seguir.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Nota importante: Receita criada pela nutricionista especialista em Fibrose Cística, Lenycia Nery, e pela chef de cozinha, Daniela Malavasi, especialmente para a segunda edição  do livro ‘Receitas para Cuidar da Família’, para a Vertex do Brasil e associações de Fibrose Cística do Brasil.

Fale conosco