Symdeko tem parecer inicial desfavorável da Conitec e vai à consulta pública

Comunicação IUPV - 09/02/2022 20:14

Nesta quarta-feira (09/02) foi realizada a 105ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária foi realizada a avaliação preliminar do Symdeko (Tezacaftor/Ivacaftor), e de acordo com a ata divulgada após a reunião, a recomendação inicial da Comissão foi desfavorável e com encaminhamento para consulta pública. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

Por meio do espaço Perspectiva do Paciente, Luciana Laranjeira, diagnosticada com fibrose cística e que faz uso do Symdeko, pode compartilhar suas experiências com o medicamento.

O Symdeko foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 27 de janeiro de 2020 para o tratamento da fibrose cística em pessoas com 12 anos de idade ou mais que tenham duas cópias da mutação F508del, ou que tenham uma cópia da mutação F508del e pelo menos uma das seguintes mutações no gene da FC: P67L, D110H, R117C, L206W, R352Q, A455E, D579G, 711+3A→G, S945L, S977F, R1070W, D1152H, 2789+5G→A, 3272-26A→G, e 3849+10kbC→T.

Próximos passos

Agora, a Conitec publicará em seu site o Relatório de Recomendação referente ao Symdeko, documento que trará os motivos que levaram à recomendação preliminar desfavorável. Na sequência, disponibilizará a consulta pública para participação de toda a comunidade.

A consulta pública ficará disponível por 20 dias, e após esse período, as contribuições enviadas serão organizadas e adicionadas ao relatório técnico para, na sequência, serem analisadas pelos membros do plenário da Conitec em nova reunião. O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística fará a divulgação em seus canais de comunicação assim que o relatório estiver disponível e a consulta pública for aberta.

Quando isso acontecer, a participação de todos – pessoas com fibrose cística, familiares, amigos, associações de assistência e profissionais da saúde – será fundamental para buscarmos a reversão da decisão inicial desfavorável da Comissão. Este será o momento da sociedade somar forças e demonstrar, por meio de relatos e estudos científicos, o quão importante o Symdeko será para o tratamento das pessoas com fibrose cística que são elegíveis no Brasil.

Enquanto a consulta pública não fica disponível, aproveite para saber mais sobre o assunto e sobre como valorizar ainda mais sua contribuição nesta etapa tão importante no processo de incorporação de medicamentos em nosso país. Clique aqui para ouvir nosso podcast sobre consulta pública e aqui para ler nosso texto específico sobre o tema.

Sequência da reunião

Na sequência da 105ª reunião da Conitec, em 10 de fevereiro, também serão apresentadas as contribuições das consultas públicas realizadas em 2021 para o teste de elastase pancreática fecal, colistimetato sódico, ampliação de uso da ventilação não invasiva e fisioterapia com dispositivo individual de pressão expiratória positiva. O time do Unidos pela Vida trará todas as informações assim que a ata do segundo dia de reunião for divulgada no site da Comissão.

Para mais informações ou em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco