Saiba mais sobre as tecnologias avaliadas nas consultas públicas para fibrose cística

Comunicação IUPV - 01/12/2021 16:26

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2021 foram disponibilizadas quatro consultas públicas para fibrose cística no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). São elas:

Consulta pública nº 101 do dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara (PEP)/pressão expiratória nas vias aéreas (EPAP) para o tratamento da fibrose cística (receberá contribuições até 13/12/2021)

Consulta pública nº 103 sobre o uso da ventilação não invasiva no tratamento das manifestações pulmonares crônicas e graves de pacientes com fibrose cística (receberá contribuições até 13/12/2021)

Consulta pública nº 104 do colistimetato sódico para pacientes com manifestações pulmonares de fibrose cística com infecção por Pseudomonas aeruginosa (receberá contribuições até 14/12/2021)

Consulta pública nº 105 do teste de elastase pancreática fecal para pacientes com dúvida diagnóstica de insuficiência pancreática exócrina em pacientes com fibrose cística (receberá contribuições até 14/12/2021)

Todas estão disponíveis no endereço conitec.gov.br/consultas-publicas. Caso você tenha dúvidas sobre os itens avaliados, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística compartilha abaixo informações sobre cada uma das tecnologias.

PEP/EPAP

Na rotina de tratamento das pessoas com fibrose cística existem diversos dispositivos que podem ser utilizados na fisioterapia respiratória e que contribuem para o aumento da independência das pessoas diagnosticadas com a doença que necessitam utilizá-los. Dentre esses equipamentos estão as máscaras PEP (pressão positiva expiratória) /EPAP (pressão positiva expiratória nas vias aéreas), que contribuem para a remoção de secreções pulmonares e reduzem os deslocamentos até os Centros de Referência para a realização da fisioterapia tradicional. 

A disponibilização destes aparelhos para o tratamento da fibrose cística pelo SUS está sendo avaliada na consulta pública nº 101 da Conitec. Clique aqui para conferir o Relatório para a Sociedade, caso você tenha fibrose cística, seja familiar ou pessoa próxima, e aqui para ler o Relatório Técnico, destinado para profissionais da saúde. É fundamental que você faça a leitura do relatório antes de deixar a sua contribuição nesta consulta pública, que ficará disponível até o dia 13/12/2021.

Ventilação não invasiva

A ventilação não invasiva (VNI) é uma tecnologia que pode ser utilizada por pessoas diagnosticadas com fibrose cística e com insuficiência respiratória, auxiliando no processo de respiração e evitando intubação (que envolve a sedação e internação deste paciente). De maneira geral, a VNI contribui para uma melhora na respiração de pessoas que estejam em um estágio mais avançado da doença, contribuindo pela limpeza do muco dos pulmões e a desenvolvendo maior tolerância aos exercícios físicos.

Na consulta pública nº 103, o equipamento de ventilação não invasiva em análise  é um respirador mecânico do tipo bilevel, ou seja, que trabalha com dois níveis. As duas pressões associadas trazem conforto ao paciente, pois simulam uma respiração espontânea acompanhada da respiração voluntária. Clique aqui para conferir o Relatório para a Sociedade referente a essa tecnologia que teve recomendação favorável para a incorporação no SUS. Caso você tenha fibrose cística, seja familiar ou pessoa próxima, e clique aqui para ler o Relatório Técnico, destinado para profissionais da saúde. Nesta consulta pública você poderá deixar a sua avaliação até o dia 13/12/2021.

Colistimetato sódico

O colistimetato sódico é um antibiótico utilizado para combater infecções de diversas origens, penetrando e rompendo a membrana bacteriana e  impedindo sua sobrevivência. Na consulta pública nº 105 ele está sendo avaliado para utilização por pessoas diagnosticadas com fibrose cística que apresentam manifestações pulmonares com infecção por Pseudomonas aeruginosa.

Antes de fazer a sua contribuição nesta consulta pública, você deve lembrar que ela foi recomendada favoravelmente para incorporação ao SUS. Se você tem fibrose cística, é familiar ou pessoa próxima, clique aqui para ler o Relatório para a Sociedade. Se você é profissional da saúde, contribua após conferir o Relatório Técnico clicando aqui. Para todos os públicos, as participações devem ser feitas no site da Conitec até o dia 14/12/2021. 

Teste de elastase pancreática

Por fim, a consulta pública nº 106 fala sobre o teste de elastase pancreática fecal para pacientes com dúvida diagnóstica de insuficiência pancreática exócrina em pacientes com fibrose cística. A suspeita clínica dessa insuficiência acontece quando se nota o excesso de gordura nas fezes, diarreia crônica, baixo ganho de peso e sinais de falta de vitaminas no organismo da pessoa. 

De maneira geral, esse teste é mais simples, não invasivo, não exige dieta com alta ingestão de gordura, interrupção da terapia com reposição enzimática ou múltiplas coletas de fezes. O teste também teve sua recomendação favorável para incorporação ao SUS e você pode conferir o Relatório para a Sociedade clicando aqui e o Relatório Técnico clicando aqui. Você poderá deixar sua contribuição nesta consulta pública até o dia 14/12/2021.

Não se esqueça!

Todos os itens citados acima tiveram recomendação inicial favorável à incorporação ao SUS e você encontra as quatro consultas públicas no endereço conitec.gov.br/consultas-publicas

Mas lembre-se: são tecnologias diferentes, consultas públicas diferentes, por isso, é fundamental que você participe com relatos sobre cada uma no formulário específico sobre cada tecnologia.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Instituto Unidos pela Vida pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos esclarecer seus questionamentos e lhe ajudar da melhor maneira possível.

Referências:

http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2021/Sociedade/20211124_ReSoc299_teste_elastase_pancreatica_fibrose_cistica.pdf

http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2021/Sociedade/20211124_ReSoc294_colistimetato_sodico.pdf

http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2021/Sociedade/20211123_ReSoc304_VNI_fibrose_cistica.pdf

http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2021/Sociedade/20211123_ReSoc298_fisioterapia_EPAP.pdf 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco