FC nas escolas: Clara Gioso faz trabalho e divulga a Fibrose Cística entre seus colegas

Comunicação IUPV - 10/12/2019 13:46

A Clara de Almeida Gioso tem 15 anos de idade, mora na cidade de São Paulo e foi diagnosticada com Fibrose Cística quando tinha 5 anos. A Clara adora praticar esportes, faz natação, travessias em alto mar, joga handebol está no primeiro ano do ensino médio.
Em novembro de 2019, uma das professoras da Clara dividiu sua turma em dois grupos e cada um precisava produzir um documentário com o tema que quisessem. No grupo da Clara, a temática escolhida foi a Fibrose Cística e a indicação não foi feita por ela.
“Quando recebemos as orientações do trabalho uma das minhas colegas logo sugeriu que nosso grupo falasse sobre a Fibrose Cística. Na hora todo mundo já gostou da ideia e começamos a trabalhar. Eu fiquei muito feliz. Na escola sempre tive muito apoio dos meus professores e colegas”, contou Clara.
A Clara nunca escondeu que tem Fibrose Cística e sempre explicou para os seus colegas sobre os procedimentos que realiza no dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida.
“Sempre falei sobre a doença na escola e todos sempre me apoiaram muito.  Achei muito legal que meus colegas escolheram a Fibrose Cística para o trabalho e percebi que eles realmente se importam quando perguntam sobre as minhas competições e as atividades que realizo no dia a dia. Isso me deixou muito feliz”, afirmou Clara.
Você pode conferir o documentário que a Clara fez e apresentou junto com seus colegas de turma no link abaixo. 

E se você quiser mais informações sobre a Fibrose Cística e o ambiente escolar, o Unidos pela Vida preparou uma série com textos sobre esse tema. Confira abaixo todos os links!
Fibrose Cística na Escola: 10 coisas que os professores devem saber
A Criança com Fibrose Cística na escola
Cuidados com a Fibrose Cística na Escola: 8 fatores que você precisa saber
Volta às aulas com FC: divulgação na escola e o caminho para a faculdade
Volta às Aulas com Fibrose Cística: material informativo para pais e professores
Volta às Aulas com Fibrose Cística – Pelo olhar da Psicologia
Unidos pela Vida responde: principais dúvidas sobre Fibrose Cística e o universo escolar
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco