Informações adicionais sobre fisioterapia com uso de PEP/EPAP e ventilação não invasiva serão apresentadas na 103ª reunião da Conitec

Comunicação IUPV - 09/11/2021 16:48

Nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/11) acontecerá a 103ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Na pauta do dia 10 de novembro está prevista a retomada da apresentação de informações adicionais sobre a fisioterapia com dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara de Pressão Expiratória Positiva (PEP) / Pressão Expiratória nas Vias Aéreas (EPAP) para o tratamento da fibrose cística e de informações adicionais sobre a ampliação de uso da ventilação não invasiva no tratamento das manifestações pulmonares crônicas e graves de pacientes com fibrose cística. Clique aqui para conferir a pauta completa.

A apreciação inicial dos dois itens começou na 101ª reunião da Comissão, realizada no dia 02 de setembro. Clique aqui para relembrar. Na ocasião, Gabriela Correia, mãe de dois adolescentes diagnosticados com fibrose cística, fisioterapeuta e presidente da Associação Sergipana de Fibrose Cística (Inspira), e Marina Oliveira, jornalista diagnosticada com fibrose cística, participaram da reunião por meio do espaço “paciente testemunho”, com chamada pública previamente aberta no site da Conitec. 

Após a apresentação do relatório inicial e das contribuições no momento “paciente testemunho” sobre a fisioterapia com uso de PEP/EPAP e ventilação não invasiva, a Comissão solicitou informações adicionais para os dois itens, que agora retornam para discussão pela plenária da Conitec.

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística segue acompanhando de perto todo esse processo e trará o resultado da 103ª reunião da Conitec em seu site e mídias sociais.

Referências:

http://conitec.gov.br/images/Reuniao_Conitec/2021/20211108_Pauta_103.pdf 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá lhe ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco