Dia Mundial da Saúde: 4 dicas para se ter mais qualidade de vida em tempos de pandemia

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 07 de abril de 2021

Com o objetivo de ampliar a divulgação de conteúdos e informações sobre a importância de incorporarmos hábitos saudáveis em nosso dia a dia, 7 de abril marca a passagem do Dia Mundial da Saúde. 

Por conta da pandemia causada pela covid-19, a discussão sobre os cuidados com a nossa saúde física e mental segue em alta, principalmente considerando que, mesmo com o início da vacinação no país, o cenário ainda exige medidas fundamentais para cuidarmos do corpo e da mente. Sendo assim, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, preparou quatro dicas para lhe ajudar a ter mais qualidade de vida em tempos de pandemia. Confira!

1. Mantenha sua rotina de tratamento

Sabemos que o momento que estamos vivendo tornou a realização de vários aspectos relacionados ao tratamento para a doença um desafio ainda maior para as pessoas com fibrose cística e seus familiares. Porém, mesmo neste cenário de pandemia, a adesão é fundamental. Mantenha o contato frequente, mesmo que por telefone ou videochamada, com a equipe de profissionais que fazem seu acompanhamento no Centro de Referência e tire suas dúvidas relacionadas ao tratamento sempre que elas surgirem, e não deixe de fazer o tratamento prescrito!

2. Alimente-se bem!

Em entrevista ao Unidos pela Vida, a nutricionista do Hospital das Clínicas de São Paulo (Instituto da Criança), Lenycia Neri, afirmou que houve um aumento na incorporação de hábitos alimentares ruins por parte da população durante o período de isolamento social, situação que pode trazer prejuízos para a saúde. Por isso, ela afirma que precisamos sempre optar pela ingestão de refeições nutritivas e caseiras, evitando o consumo de guloseimas, salgadinhos, bebidas alcoólicas e alimentos processados. Em caso de dúvidas sobre sua alimentação, consulte um nutricionista.

3. Cuide da sua saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia causada pela covid-19 aumentou o número de pessoas que relataram episódios de estresse e ansiedade. Para evitar essa situação, a entidade recomenda que a população evite o consumo de conteúdos midiáticos que possam causar sentimentos ruins, como as notícias falsas (fake news), que trazem desinformação e podem causar crises de ansiedade.

Caso sinta a necessidade de ajuda profissional para compartilhar aspectos do seu dia a dia com pessoas que não fazem parte do seu convívio familiar ou de trabalho, marque uma consulta com um psicólogo. Essa atitude poderá lhe ajudar a manter sua saúde mental em dia.

4. Siga com os cuidados de proteção contra a covid-19

A vacinação começou, mas a pandemia ainda não acabou. Por isso, lembre-se de lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos, de utilizar álcool em gel e ter um frasco sempre por perto. Além disso, continue utilizando máscaras de proteção, higienize bem os alimentos e objetos que trouxer para a sua residência e o principal de tudo: se possível, fique em casa! O isolamento social ainda é uma das principais medidas de proteção para você e para a sua família.

Em caso de dúvidas sobre como se cuidar neste período de pandemia, entre em contato com a equipe médica do seu Centro de Referência. O time do Unidos pela Vida também está sempre à disposição para lhe ajudar. Você pode entrar em contato pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou pelo WhatsApp (41) 99636-9493. Mantenha-se firme, otimista e lembre-se: vai passar. 

Por Kamila Vintureli

Referências:

http://portalgbefc.org.br/site/pagina.php?idpai=9&id=241

https://www.who.int/teams/mental-health-and-substance-use/covid-19

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui