Higienização de alimentos e objetos para evitar a contaminação – Série Especial Coronavírus

Comunicação IUPV - 13/08/2020 07:49

A pandemia causada pela Covid-19, sem dúvidas, mudou a rotina dos brasileiros e inseriu em nosso dia a dia novos hábitos e cuidados com a higiene. O uso da máscara e a higienização das mãos frequentemente com água e sabão, por exemplo, são exemplos de cuidados que podem parecer simples, mas que antes não faziam parte da vida de muitas pessoas. 

Mas além da máscara, da lavagem das mãos e uso do álcool em gel, existem outros hábitos importantes e que podem nos ajudar a se proteger da Covid-19, como a higienização de alimentos e objetos que trazemos para a nossa casa. Sabemos que pode parecer trabalhoso, mas de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é uma estratégia importante para evitar a exposição ao vírus.

Por isso, a equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, traz agora algumas dicas sobre como higienizar alimentos e objetos para proteger você e toda a sua família. Confira!

Faça a higienização assim que chegar em casa!

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), é fundamental que a higienização dos alimentos seja feita no momento em que os itens chegarem na sua casa. No caso dos produtos embalados, é possível realizar a desinfecção com álcool a 70%. Porém, no caso das frutas, verduras e legumes, recomenda-se o uso de água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água). Mergulhe os itens nessa mistura por aproximadamente 15 minutos e depois passe os alimentos na água corrente.

Descarte todas as embalagens imediatamente!

Como falamos acima, os produtos embalados podem ser higienizados com álcool a 70%. Porém, mesmo após esse cuidado, é fundamental que você escolha um local seguro para tirar os alimentos da embalagem e descartá-las de maneira imediata. Essa medida é fundamental para se proteger, pois os alimentos embalados são manuseados por muitas pessoas, desde sua produção, distribuição e venda, aumentando os riscos de contaminação. Além disso, após fazer o descarte da embalagem, não se esqueça de fazer a limpeza do local onde foi feito seu manuseio e também de lavar suas mãos com água e sabão logo após realizar o processo.

Cuidados na preparação de alimentos

Mesmo após todos esses cuidados e etapas, é fundamental que, durante a preparação dos alimentos, você também siga alguns cuidados importantes. O principal deles é sempre lavar as mãos antes de manusear os alimentos. Caso precise manusear o celular, dinheiro, outros objetos ou ir ao banheiro, ao retornar para o preparo, lave as mãos novamente com água e sabão. Esfregue bem todas as áreas, incluindo as pontas e as regiões entre os dedos e os punhos. Outra dica importante da ANVISA é: não converse, espirre, tussa ou  cante perto dos alimentos, superfícies ou utensílios que está utilizando para a preparação da refeição. 

Roupas e objetos

Além dos alimentos e embalagens, é importante termos cuidado com roupas e objetos. Quando sair de casa, ao retornar, retire os sapatos ainda do lado de fora. Ao entrar, retire as roupas que usou e coloque para lavar o mais rápido possível, assim como os sapatos. Se possível, tome um banho logo em seguida e não toque nenhum objeto de uso compartilhado da casa antes de higienizar as mãos. Celulares, bolsas e outros objetos também devem ser higienizados, de preferência com álcool a 70% ou produtos específicos para desinfecção de aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Seguindo esses cuidados, você e sua família estarão mais seguros e protegidos contra a Covid-19 e outros vírus e bactérias. E não se esqueça: mesmo após a pandemia, é importante que você mantenha esses hábitos na sua rotina. Em caso de dúvidas, procure o seu médico!

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://portal.fiocruz.br/pergunta/quais-orientacoes-para-higienizacao-de-alimentos-para-prevenir-covid-19

http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/o-novo-coronavirus-pode-ser-transmitido-por-alimentos-/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco