20 Dicas para viajar com Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 05/02/2018 12:10

Todo mundo ama viajar, não é!? É uma delícia mesmo, ainda mais de férias com a família!
Pensando nisto, organizamos algumas dicas para que você que tem Fibrose Cística consiga lidar com o planejamento da viagem, levando em consideração sua saúde! 
1) Planejando a viagem e as embalagens!

  1. Invista em um seguro de viagem! Você pode não precisar disso, mas é melhor prevenir do que remediar, não é? E não esqueça de verificar se o seguro cobre doenças pré existentes, como a FC, para não ter surpresas na hora de pedir o reembolso.
  2. Pesquise se há centros de FC perto do seu destino ou bons hospitais, caso haja uma emergência. Mantenha suas informações de contato com você. (Se estiver viajando dentro do Brasil você pode encontrar os centros de referência aqui)
  3. Tem um amigo com FC na área? Deixe-os saber que você está vindo! Não exatamente para vocês possam se encontrar (se sim, tomem cuidado com o risco de infecções cruzadas, viu!?). Mas, seus amigos com FC da cidade que você está indo podem ajudá-lo com informações ou remédios se algo acontecer.
  4. Embale seus medicamentos que precisam ser resfriados em uma bolsa térmica com gelo e atente-se ao tempo de viagem. Será que o gelo vai durar? Caso seja uma longa viagem de avião, verifique se os comissários de bordo não podem ajudá-lo. 
  5. Organize tudo em embalagens claras, já que muito provavelmente você terá que tirar e guardar tudo ao passar pela segurança do aeroporto. Não esqueça de levar todas as receitas dos medicamentos que você está levando, as bulas grampeadas e também garanta que as receitas estão na língua do país que você está indo (por exemplo, receitas em inglês se estiver indo para os EUA)
  6. Leve seu nebulizador, e garanta que está levando adaptadores que se encaixem em uma variedade de tomadas elétricas caso seu destino tenha um tipo diferente do que você está acostumado! Os adaptadores universais são excelentes para isto!
  7. Encontre um meio de esterilizar seus nebulizadores no hotel. Experimente a esterilização tradicional com microondas.
  8. Entre em contato com o hotel antes do tempo para garantir que haverá um microondas para sanitização, ou um fogão no quarto, etc.

2) Passando pela segurança do aeroporto:

  1. Mantenha os suprimentos na sua bagagem de mão, pois a bagagem despachada infelizmente pode ser perdida.
  2. Verifique as diretrizes para cada aeroporto em relação a viajar com suprimentos médicos, pois difere de lugar para lugar. Isso inclui regras sobre rotulagem de garrafas de prescrição e tamanhos de líquidos permitidos.
  3. Leve uma carta do médico dizendo que você precisa dos medicamentos, suprimentos e máquinas que você embalou. É raro que a segurança realmente peça uma nota fiscal, no entanto é sempre bom tê-las em mãos.
  4. Se você estiver viajando internacionalmente, certifique-se de deixar seus medicamentos prescritos nas garrafas originais. Se você classificou os medicamentos em compartimentos separados sem rótulos, muitos aeroportos podem pará-lo.

3) No avião:

  1. Se for possível, desinfete os arredores (incluindo sua mesa) antes de se sentar. Pergunte a um atendente se você pode entrar na cabine mais cedo do que outros viajantes para que você possa fazer isso no seu tempo.
  2. Use o desinfetante para mãos (álcool em gel) constantemente, evite tocar seu rosto e use uma máscara. As máscaras que filtram a maioria das partículas são as melhores.
  3. Incentive seus companheiros de viagem a tomar as mesmas precauções para que você não pegue nenhum germe que eles tragam para o avião.
  4. Use algo para manter o seu nariz hidratado, pois o ar no avião é seco!
  5. Beba muita água. O ar seco pode fazer com que o muco fique extra espesso – a hidratação irá diluí-lo. Evite o álcool, o café e as bebidas açucaradas (a menos que sejam diabéticos).
  6. Ao beber água, mantenha uma tampa no seu frasco enquanto não estiver usando!

E, ao chegar no seu destino, DIVIRTA-SE MUITO! =) 
Quais são as suas dicas de viagem favoritas? Deixe-nos saber nos comentários!
Fonte: Cystic Fibrosis News Today

Fale conosco