Pais e responsáveis! Participem dessa pesquisa sobre pedagogia hospitalar

Comunicação IUPV - 08/06/2018 15:36

A Natália Caroline dos Santos tem 29 anos e foi diagnosticada com Fibrose Cística aos 18 anos. Hoje, Natália é formada em Pedagogia, faz pós-graduação em Alfabetização e Letramento e realiza uma pesquisa que visa defender a tese de que a pedagogia hospitalar não funciona no Brasil da maneira prevista por lei.
Para isso, a Natália montou um questionário que pode ser respondido por pais e responsáveis de crianças com idade entre 5 e 7 anos que sejam portadoras de algum tipo de doença crônica e que precisaram ficar hospitalizadas de maneira frequente e por longos períodos nos últimos 24 meses.
Natália relata que, apesar de nunca ter tido acompanhamento pedagógico durante suas internações por conta da Fibrose Cística, essa não foi a motivação para a pesquisa sobre a pedagogia hospitalar.
“Hoje, como adulta e professora, entendo melhor a defasagem que uma criança em idade de alfabetização pode ter durante as internações sem o acompanhamento pedagógico adequado. Essa criança fica tanto tempo hospitalizada que perde diversos conteúdos que acabam não sendo repostos. Muitas vezes, os pais ficam correndo na escola para pegar a matéria e estudar com os filhos. Mas de acordo com a lei, esse é o trabalho do pedagogo do colégio ou do grupo de professores que lá trabalham. Isso está no papel, mas não funciona e é isso que eu quero mostrar com a pesquisa”, afirmou.
Sua participação é extremamente importante e ajudará a Natália na produção do seu artigo científico. Para responder o questionário, basta acessar esse link e ser pai ou responsável de uma criança entre 5 e 7 anos portadora de uma doença crônica com longos períodos de internação nos últimos 24 meses. São poucas perguntas, rápidas de responder e que farão toda a diferença para a pesquisa.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco