Fibrose Cística: cuidados importantes durante o inverno

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 21 de junho de 2018

Dia 21 de junho o inverno começa oficialmente no Brasil! Em alguns lugares, parece que já começou, não é mesmo? Mas, durante essa estação as temperaturas ficam mais baixas, a falta de chuva deixa os dias mais secos e as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados e sem ventilação. Essas situações trazem riscos para a saúde de qualquer pessoa, não é verdade? E quando essa pessoa tem Fibrose Cística, os perigos são dobrados!

Durante o inverno, alguns cuidados importantes devem ser tomados por todos nós e, principalmente, por quem tem Fibrose Cística. Conheça agora alguns desses cuidados e saiba como aproveitar o inverno de maneira mais segura para a sua saúde.

Cuidado com os germes!

Lavar as mãos várias vezes ao dia e ter um álcool em gel sempre por perto é importante durante todas as estações do ano. Porém, no inverno, essas práticas devem ser ainda mais intensificadas. Com a queda de temperatura, as pessoas podem ficar mais resfriadas ou com gripe, e por isso evitam lugares muito abertos.

Manter-se por muito tempo em locais fechados é um prato cheio para a propagação de vírus e germes que podem prejudicar a nossa saúde. Além disso, a Fibrose Cística coloca as vias aéreas em risco de infecções pulmonares. Mas há maneiras de diminuir esse risco e uma delas é limitar o contato com fontes de germes e vírus.

Esses micro-organismos estão em todas as partes e é quase impossível evitá-los. Porém, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel ajudam a controlar esse problema. Além disso, é importante que as pessoas com Fibrose Cística evitem o contato desnecessário com pessoas resfriadas ou com qualquer outra doença contagiosa.

Alimente-se bem!

Para se manter saudável, uma boa nutrição é fundamental! Isso vale para todo mundo, principalmente para quem tem Fibrose Cística. Em alguns casos, a pessoa diagnosticada com a doença pode ter dificuldade em absorver enzimas, situação que pode ser tratada por meio de suplementos de enzimas pancreáticas, vitaminas e de uma dieta rica em gorduras.

Além disso, para compensar a má absorção de nutrientes pelo corpo, a pessoa com Fibrose Cística pode precisar ingerir calorias extras. Ou seja, a nutrição e a saúde do pulmão são dois fatores totalmente ligados.

Então, durante o inverno e em todas as estações do ano, opte por uma alimentação saudável e colorida, aumentando a ingestão de antioxidantes. Dobre a quantidade de vegetais nas refeições, deixe frutas sempre por perto e adicione legumes e vegetais no seu lanche preferido, como sanduíches, pizzas e lasanhas.

Continue se exercitando e bem hidratado!

Continuar com sua rotina de exercícios físicos durante o inverno é fundamental para se manter saudável. A prática regular de atividades físicas é essencial para quem tem Fibrose Cística, por isso, as baixas temperaturas não devem te impedir de se exercitar.

Além disso, manter-se hidratado é importante durante todas as estações do ano e no inverno isso não é diferente. Beba muita água durante o dia ou opte por opções mais quentes, como chás. O importante é seguir se exercitando e hidratado o ano todo!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fontes utilizadas: http://www.cflf.org/blog/how-survive-winter-cystic-fibrosis

https://www.cff.org/Life-With-CF/Daily-Life/Germs-and-Staying-Healthy/

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui