A noite do dia 17/07/12 ficará para sempre marcada na história do Instituto Unidos pela Vida. Pela primeira vez nos inscrevemos para avaliação e certificação do “Selo ODM” e fomos aprovados!

Mais de 100 empresas, entidades do terceiro setor (ONG’s, entre outras) e instituições públicas receberam o Selo ODM, um reconhecimento à instituições que desenvolvem projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e contribuem para o desenvolvimento local. A solenidade aconteceu na sede da Fiep no Jardim Botânico e reuniu cerca de 300 pessoas.

O selo é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, um programa institucional do Sesi, que atua para mobilizar a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos ODM – metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza até o ano de 2015.

Nesta segunda edição, o Selo ODM recebeu 137 inscrições de organizações de 41 municípios. Do total, 111 foram aprovadas para receber o certificado: 44 empresas, 50 entidades do terceiro setor e 17 instituições públicas. O selo é um diferencial para empresas e tem validade de um ano.

“As instituições certificadas desenvolvem projetos que contemplam todas as áreas abrangidas pelos Objetivos do Milênio, como redução da fome, melhoria da educação, equidade de gênero, saúde, qualidade de vida, sustentabilidade e cooperativismo. As áreas de educação e meio ambiente foram as que mais tiveram projetos inscritos”, comentou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, lembrando que foram feitos mais de 12 milhões de atendimentos pelas ações ou programas realizados pelas organizações.

Na avaliação do secretário de Relações Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, o trabalho que está sendo realizado em todo o Paraná tem apresentado resultados concretos e está melhorando os indicadores sociais. “O Paraná tem sido referência para outros estados do País pela mobilização da sociedade”, disse Caetano, lembrando que o Selo ODM também é uma ótima ferramenta de mobilização. “É uma maneira de aproximar setores e instituições para a discussão em prol dos Objetivos do Milênio. É um caminho importante para engajar as pessoas e melhorar os indicadores em todo o País”, disse.

“A sociedade paranaense, como poucas no Brasil, entendeu que a responsabilidade pelo atingimento dos ODM é compartilhada e deve ser perseguida pela sociedade civil, empresas e instituições públicas”, afirmou Maria Celina Arrais, coordenadora da unidade de planejamento estratégico e desenvolvimento de capacidades do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).

O Paraná é exemplo por ter atingido praticamente todos os ODM, com exceção da meta de redução da mortalidade materna. Na média mundial, apenas três metas foram atingidas: a redução da pobreza extrema e de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, o aumento de pessoas com acesso à agua potável e a diminuição de pessoas vivendo em favelas sem as condições mínimas de acesso à agua potável e saneamento.

“Apesar de o número de pobres ter diminuído, ainda temos muitos pobres no mundo. Mais do que nunca precisamos praticar o ODM 8, que diz que temos que trabalhar todos juntos pelo desenvolvimento”, disse Maria, destacando que trabalhar a questão de gênero é uma linha de ação que pode potencializar todos os outros ODM.

E nós, do Instituto Unidos pela Vida, atuamos com maior ênfase em dois objetivos:

– Reduzir a Mortalidade Infantil: Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos

– Combater a Aids, a Malária e Outras Doenças: Até 2015, ter detido e começado a reverter à propagação da malária e de outras doenças.

Através das nossas ações de divulgação e conscientização da Fibrose Cística, entendemos que é possível contribuir no alcance destas duas metas, no que diz respeito à patologia que trabalhamos, bem como contribuir para a busca de diagnóstico precoce e tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida e aumentando a sobrevida dos pacientes.

Parabéns à todos que fazem este sonho tornar-se realidade diariamente!

Equipe Instituto Unidos pela Vida

 

Fonte: http://www.agenciafiep.com.br/noticia/empresas-e-entidades-sao-certificadas-com-o-selo-odm/

Com adaptações: Verônica Stasiak, Diretora do Instituto Unidos pela Vida.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.