Segunda semana de caminhadas para divulgação da Fibrose Cística movimentou três capitais brasileiras

Instituto Unidos pela Vida - 16/09/2014 18:22

São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) receberam caminhadas no último dia 14 de setembro com o objetivo de divulgar a Fibrose Cística, sintomas e formas de diagnóstico.

BELO HORIZONTE

Balões e panfletos chamaram a atenção de quem passava pelo Parque Municipal de Belo Horizonte na último domingo (14). A caminhada pela divulgação e conscientização da Fibrose Cística reuniu 30 pessoas entre pais, pacientes e equipe da AMAM – Associação Mineira de Assistência à Mucoviscidose que juntos alertaram sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Segundo Claudiana Armendane, presidente da AMAM e responsável local pelo evento, “o clima estava propício para o evento, dia lindo e ensolarado! Este foi o estímulo para abordar individualmente as pessoas que estavam no parque e também na feira hippie”, afirma.

CAMPO GRANDE

Cerca de 50 pessoas saíram da Praça Ary Coelho em caminhada para divulgar a Fibrose Cística em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Foi preciso muita água e protetor solar para aguentar o sol forte do último domingo (14).

A distribuição dos 2 mil panfletos coincidiu com a Feira de Antiguidades e o público presente elogiou a ação do Instituto Unidos pela Vida, que teve a colaboração local da voluntária Cláudia Schipanski, mãe de fibra. “Muitos idosos estiveram acompanhando a caminhada e também mães com bebê de colo se esforçaram para nos ajudar. A caminhada em Campo Grande foi um verdadeiro sucesso”, afirma. O evento contou com o apoio local do IPED e APAE da cidade.

SÃO PAULO

Nem mesmo o forte calor desanimou as quase 350 pessoas entre familiares, pacientes e equipe da APAM – Associação Paulista de Assistência a Mucoviscidose que estiveram presentes na manhã de domingo no Parque Ibirapuera para divulgar a Fibrose Cística. Paola Massari, mãe de fibra voluntária do Instituto Unidos pela Vida responsável pela organização local do evento, nos conta que algumas ações inusitadas chamaram a atenção de quem passava pelo grupo.

“Não só a faixa chamava a atenção, mas também tivemos a alegria de receber dois pacientes com oxigênio – que aguentaram até o fim!, e também uma jovem da Bahia, que mora em SP há três meses e veio participar por sua melhor amiga (da Bahia) tem Fibrose Cística. Quantos valores de solidariedade!”, afirma Paola.

Antes da caminhada, as famílias realizaram um piquenique bastante saudável. “Nos chamou a atenção o fato de praticamente nenhuma comida levada pelas famílias era industrial. Praticamente tudo caseiro, tudo feito com muito amor”, finaliza. Cerca de 2 mil panfletos foram distribuídos para as pessoas que passeavam no parque.


Veja mais fotos no www.facebook.com/unidospelavida
Confira todas as caminhadas programadas para Setembro em diversas cidades brasileiras. Clique aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco