10 coisas que você deveria saber sobre Sexo na Fibrose Cística!

Instituto Unidos pela Vida - 25/07/2016 03:28


Dizia-se antigamente que a Fibrose Cística era uma doença da infância, pois como pouco se conhecia sobre ela e sobre os tratamentos, não havia muito conhecimento sobre pessoas adultas com FC. Hoje já não se fala mais nisso, já que cada vez mais conhecemos pessoas adultas com FC, tendo uma vida com longanimidade, trabalhando, sonhando, namorando, casando, e… transando!

Sim! Sexo é uma prática deliciosa e saudável. Todos nós, com FC ou com dor no dedão do pé, devemos tomar sempre cuidado com as DST´s! Usem camisinha, sempre!

Quanto a prática do sexo no mundo da FC, considerando que um dos sintomas mais comuns é ligado ao sistema respiratório e que, por sua vez, por vezes sentimos falta de ar para as atividades mais simples, imaginem para uma atividade física intensa como a prática sexual.

Por isso, nós do Instituto, nos reunimos virtualmente com sete mulheres com Fibrose Cística para discutir o tema e listarmoa 10 coisas que você deveria saber sobre Sexo na Fibrose Cística!
Esperamos que gostem!

1 – Sexo na Fibrose Cística é algo tão normal quanto para toda pessoa. Afinal, quem tem FC é uma pessoa como todas as outras. Umas tem dores, outras enxaqueca. Nós, temos Fibrose Cística. Mas, todas as pessoas são capazes de amar e merecem ser amadas como são!

2 – Toda pessoa com Fibrose Cística deve se proteger contra as DST´s e também de maneira contraceptiva. Até porque  uma coisa não tem nada a ver com a outra! Estamos sujeitos à todas as outras doenças que existem no mundo e por isso devemos ter cuidado, inclusive nas relações sexuais.

3 – As pessoas com Fibrose Cística podem ter filhos. PORÉM, é uma condição que deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que deverá orientar com relação aos cuidados necessários, momento adequado, medicamentos que precisam ser descontinuados, etc. Você sonha em ter um filho? Converse com seu médico. E, se não houver possibilidades por questões de saúde, por que não cogitar a possibilidade de adoção? =)

4 – “Eu tenho vergonha de tossir durante o sexo”! Se é a primeira vez e tal, tenha uma conversa com seu parceiro e tente explicar o que você tem. Isso é essencial, caso você tenha uma crise de tosse na hora H! Vai que ele (ou ela) fica preocupado?!

5 – Deixe um copo de água na cabeceira da cama, do lado do sofá, na garrafinha dentro do carro, ou onde vocês estiverem! Não atrapalha em nada e pode ajudar a não cortar o clima. Afinal, se for necessário retomar o fôlego, um copo de água não faz mal a ninguém! 😉

6 – Provavelmente você já ouviu sobre a importância da adesão ao tratamento, certo? Pois bem, para este momento as inalações do dia e a fisioterapia bem feita colaboram – e muito! – com o fôlego para o momento!

7 – Não tenha vergonha de ousar, afinal, com FC ou não um pouco de diversão sempre cai bem!  

8 – Tente levar na esportiva! Se cansar, relaxe! Faça (ou peça!) uma massagem, curtam uma música juntos, respire fundo e… divirta-se!

9 – Se você fizer uso das enzimas, não deixe de levá-las! Vai que depois do clima rola um jantar romântico pra matar a fome (ou um cachorro quente na volta pra casa mesmo!).

10 – Faz uso de bombinhas? Também não deixe de levá-las e usá-las conforme prescrição. Quem sabe uma dose antes da “atividade física” não colabore, né? Nunca esqueça que a FC é parte do que você é, e não o limite do que você pode ser. Seja protagonista da sua vida, ame, seja amado, divirta-se! Aproveite sua vida com responsabilidade. Ter uma doença como a FC não dá o direito à ninguém de te tratar com diferença. Caso isso aconteça, repense se é realmente com esta pessoa que você deseja estar. Independente da doença, todos nós merecemos respeito e ser amados como somos. Curta sua juventude, seu namoro, seu casamento, e simplesmente seja FELIZ!
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco