2010: Ano do Pulmão

Instituto Unidos pela Vida - 01/02/2010 04:52

O ano de 2010 foi escolhido na 40ª conferência sobre saúde pulmonar, como o ano do pulmão. A ideia é promover discussões, difundir o conhecimento, mostrar as formas de prevenção e os cuidados com as doenças (asma, bronquite, tuberculose) associadas a esse órgão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a tuberculose, por exemplo, mata no mundo, uma pessoa a cada 20 segundos – foram 1,8 milhões de vítimas no ano de 2007.

Pretendem também aumentar as campanhas antitabagistas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 1/3 da população brasileira é fumante. As campanhas, seminários e demais discussões sobre o assunto serão desenvolvidas no mundo inteiro, e a partir das experiências entre pneumologistas, pesquisadores e sociedade civil apontar alternativas à busca de vida mais saudável!

Agenda de Eventos

Fevereiro 4 – Dia Mundial do Câncer
Março 19 – Dia Mundial do Sono
24 – Dia Mundial contra a Tuberculose
Abril
Mês da Conscientização da Sarcoidose
7 – Dia Mundial da Saúde
Maio
Mês da Conscietização da Asma
4 – Dia Mundial da Asma
31 – Dia Mundial de Combate ao Tabaco
Agosto
Mês da Conscientização sobre a Iminuzação
Outubro
Mês do Pulmão Saudável
4 – Dia da Saúde da Criança
14 – Dia Mundial da Espirometria
24-30 – Semana de cuidados com a respiração
27 – Dia Mundial do Pulmão
Novembro

2 – Dia Mundial da Pneumonia
17 – Dia Mundial da DPOC

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco