4 dicas para ter mais saúde e qualidade de vida

Comunicação IUPV - 05/08/2020 07:00

O dia 05 de agosto marca a passagem do Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida para conscientizar toda a população sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde e inserirmos hábitos saudáveis em nosso dia a dia, como seguir uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e beber muita água.

Seguir essas boas práticas é fundamental para todos, e o cenário não é diferente para quem tem Fibrose Cística. Você já parou para pensar em quantos litros de água bebe por semana? Ou qual o tempo total da sua semana que dedica para a prática de atividades físicas? Com uma rotina cada vez mais corrida, em que é preciso aliar as atividades do dia a dia com a rotina de tratamento para a Fibrose Cística, é possível que você deixe esses detalhes de lado.

E que tal mudar isso a partir de hoje? Para lhe ajudar a virar essa chave e começar a inserir práticas e hábitos saudáveis em sua rotina, a equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística trouxe 5 dicas para termos cada dia mais saúde. Confira!

Siga com todo o tratamento recomendado pela equipe médica

Sabemos que faltam horas no seu dia para fazer tudo que você gostaria, não é verdade? Tem trabalho, estudo, lazer, e nessa lista entra também a rotina de tratamento para a Fibrose Cística.  Encare todas as etapas como um investimento de tempo e realize tudo que sua equipe médica recomendar. Cada medicamento ou fisioterapia respiratória realizada é sinônimo de mais qualidade de vida para você ou seu familiar com Fibrose Cística. Por isso, a adesão ao tratamento é o principal ponto para se manter cada dia mais saudável!

Opte por seguir uma alimentação equilibrada

Comer bem é um dos principais hábitos que precisamos incluir em nossa rotina para termos mais saúde. Uma alimentação equilibrada e saudável lhe dará mais energia e qualidade de vida, mas se está com dúvidas sobre como montar o cardápio ideal para o seu dia a dia, procure a ajuda de um nutricionista. E se ele recomendar que você siga uma dieta hipercalórica, aproveite para conferir as receitas disponibilizadas pelo Unidos pela Vida. Basta clicar aqui para conferir uma opção mais deliciosa e prática que a outra!

Faça parte da nossa Equipe de Fibra!

A prática regular de atividades físicas é um hábito importante para todos nós. No caso das pessoas com Fibrose Cística, fazer exercícios físicos regularmente melhora a função pulmonar e eleva o ganho de força e resistência, além de auxiliar na desobstrução das vias aéreas e na prevenção da perda de massa óssea. Por isso, escolha a modalidade que mais lhe agrada e faça parte da nossa Equipe de Fibra! E se você tem dúvidas sobre quais as melhores práticas, você pode conferir nossas videoaulas específicas sobre cada faixa etária nos links abaixo:

Priorize os cuidados com a higiene

O cenário de pandemia causada pela Covid-19 que estamos vivendo reforçou ainda mais a necessidade de redobrarmos os cuidados com a higienização das mãos e dos objetos que trazemos para casa, não é verdade? E seguindo alguns hábitos básicos e simples, como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e utilizar álcool em gel, podem lhe ajudar a se proteger da contaminação. Além disso, não se esqueça de evitar locais fechados e com aglomeração, utilizar máscara de proteção quando precisar sair de casa e realizar a higienização de alimentos e objetos que trouxer para a sua casa.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem e que, a partir de hoje, você consiga adicionar esses hábitos simples, mas tão importantes, em seu dia a dia. E em caso de dúvidas, não se esqueça: procure o seu médico!

Por Kamila Vintureli

Referências:

http://www.cfbuzz.org/adults/wellbeing/

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco