5 motivos para a prática de exercícios físicos na fibrose cística

Comunicação IUPV - 10/02/2022 08:13

A prática regular de atividades físicas é uma etapa fundamental do tratamento para a fibrose cística e deve estar presente no dia a dia das pessoas diagnosticadas com a doença em todas as etapas da vida. Aliado a uma boa alimentação, o exercício físico pode fazer a diferença e trazer mais saúde e qualidade de vida para quem tem fibrose cística.

Para incentivar você ou seu familiar diagnosticado com a patologia a inserir a prática de exercícios na rotina de tratamento, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou uma lista com 5 motivos para realizar atividades físicas no cenário da fibrose cística.

1. Mais disposição e qualidade de vida

Optar pela prática de esportes faz com que a pessoa com fibrose cística tenha um estilo de vida mais saudável, além de recarregar as energias para ter mais disposição na realização das atividades do dia a dia, tornando-se uma pessoa mais ativa. O primeiro passo para inserir o exercício na rotina é escolher o que você mais gosta, e em caso de dúvidas, procurar orientações da equipe médica do seu Centro de Referência.

2. Melhora na função pulmonar

Atividades envolvendo grandes grupos musculares do corpo, como corrida, natação e ciclismo, são indicados e muito atrativos para quem tem fibrose cística. Eles estimulam um aumento importante na ventilação dos pulmões, contribuindo para a melhora da função pulmonar.

3. Ajuda na remoção das secreções

Além de aumentar a ventilação dos pulmões, exercícios como a corrida causam o impacto do corpo no solo, criando uma transmissão de vibrações na região do tórax, que auxilia na remoção das secreções acumuladas no pulmão. Para mobilizar as secreções pulmonares, é preciso aumentar o fluxo expiratório em, no mínimo, 10% a mais do que o fluxo inspiratório. Isso auxiliará na remoção das secreções presentes nos pulmões.

4. Benefícios para a saúde mental

Além de melhorar a saúde do nosso corpo, realizar atividades físicas regularmente também traz benefícios para a nossa mente. Exercitar-se proporciona a sensação de bem estar e relaxamento, reduzindo o estresse do dia a dia e contribuindo para a melhora da nossa saúde mental.

5. Aumenta a sensação de pertencimento!

A prática regular de atividades físicas também proporciona a conexão entre outras pessoas, trazendo a alegria do encontro e do compartilhamento do esporte, mesmo que de maneira distante ou virtual, aumentando a sensação de acolhida e pertencimento.

Comece agora mesmo!

Independente da modalidade que você vá escolher a partir de agora, o importante é optar pelo exercício que vai lhe trazer mais satisfação durante a sua prática, elevando a sua motivação e qualidade de vida. Ao inserir a prática regular de atividades físicas como uma etapa do tratamento para a fibrose cística, você já estará fazendo parte da nossa Equipe de Fibra.

Um dos projetos do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos Pela Vida, a Equipe de Fibra busca incentivar a prática de exercícios físicos por pessoas diagnosticadas com a doença e seus familiares. Para vestir a camisa da nossa equipe é muito fácil! Basta clicar aqui e acessar a loja virtual do Instituto.

Esperamos que essas dicas tenham lhe inspirado a iniciar uma prática esportiva. Antes de começar, lembre-se sempre de falar com o seu fisioterapeuta ou equipe médica do Centro de Referência e sempre realizar exercícios com o acompanhamento de um educador físico. Isso irá garantir a prática correta e segura da atividade que escolher.

Por Kamila Vintureli

Referências:

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco