O verão chegou! 5 cuidados para quem tem Fibrose Cística na estação mais quente do ano

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 21 de dezembro de 2019

A estação mais quente chegou! Junto com a praia, as férias, a piscina e o sol, o verão também traz alguns cuidados que todos nós precisamos ter durante a época mais quente do ano. E para quem tem Fibrose Cística não é diferente. É preciso cuidar da saúde para poder aproveitar e se divertir muito com os amigos e familiares.

Pensando nisso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística fez uma lista com 5 dicas de como se cuidar no verão para se manter com saúde, qualidade de vida e se divertir muito. Confira!

1- Hidrate-se!

Beber muita água é importante durante todo o ano, mas no verão esse cuidado precisa ser redobrado! Ao invés de esperar a sede aumentar para beber algo, o ideal é ingerir líquidos de maneira regular durante todo o dia.

2- Opte por opções saudáveis para beber e se alimentar

Apesar dos refrigerantes e bebidas alcoólicas serem super atraentes nessa época do ano, opte sempre pela ingestão de água, sucos e bebidas isotônicas. Além disso, quando bater aquela fome, busque alimentos frescos, leves e saudáveis, como saladas e frutas.

3- Tenha cuidado com os seus medicamentos

As férias chegaram, mas os cuidados com o tratamento devem continuar! Alguns medicamentos utilizados por quem tem Fibrose Cística são sensíveis a certas temperaturas. Por isso, para evitar que eles estraguem, fique sempre atento às recomendações escritas na embalagem e armazene de maneira adequada todos os itens que precisam de refrigeração. Além disso, evite mantê-los perto da luz ou em locais muito quentes, como janelas e carros.

4- Tenha atenção na hora de realizar suas atividades físicas

O verão é uma excelente época do ano para praticar exercícios físicos, não é mesmo? Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o calor durante as atividades não prejudique a sua saúde. Por isso, durante as atividades, tome muita água e isotônicos. Isso lhe ajudará a se manter hidratado. Além disso, se a prática for ao ar livre, não esqueça do protetor solar!

5- Cuide-se e curta muito!

Mesmo que você esteja de férias ou longe de casa, siga com o tratamento para a Fibrose Cística de maneira correta. Tome seus medicamentos e vitaminas, realize suas inalações, pratique atividades físicas e, o mais importante, divirta-se muito com seus amigos e familiares.

Todas essas dicas lhe ajudarão a se manter saudável durante o verão, mas em caso de dúvidas, entre em contato com a sua equipe médica. Eles poderão lhe auxiliar a definir quais medidas funcionarão melhor para o seu caso e lhe ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida no verão.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.chef4cf.com/articles/article5.html

https://www.cff.org/Life-With-CF/Daily-Life/Traveling-With-CF/In-Transit-and-at-Destination/Managing-DRFC-While-Traveling/

https://www.chef4cf.com/nutrition-guide/exercise.html

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui