8 dicas para evitar a desidratação na Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 01/08/2018 07:21

A desidratação pode acontecer de maneira muito rápida em qualquer pessoa. Em pessoas com Fibrose Cística, essa velocidade é ainda maior, principalmente em dias mais quentes e com o tempo úmido. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados no dia-a-dia para evitar que essa condição se torne realidade e traga prejuízos para a sua saúde.
Ingerir uma quantidade alta de líquidos diariamente e alimentos que contenham uma quantidade extra de sal ajudam quem tem Fibrose Cística a combater a desidratação. Mas essas não são as únicas dicas que te ajudarão a se manter hidratado!
O Unidos Pela Vida tem algumas sugestões de como você pode ser manter hidratado, principalmente durante a prática de exercícios físicos e em dias mais quentes. Confira agora 8 dicas para evitar a desidratação e se manter saudável.

  1. Não espere até sentir sede para beber algo

É muito comum que as pessoas esperem até sentir muita sede para buscar algo para beber, mas essa atitude está longe de ser correta. O ideal é ingerir líquidos o dia todo, mantendo-se saudável e evitando que a desidratação se torne realidade.

  1. Fique longe da cafeína e do álcool.

A cafeína e as bebidas alcoólicas são consideradas bebidas diuréticas e aumentam a perda de sódio e líquidos do corpo. Por isso, é importante evitar o consumo dessas bebidas para se manter sempre hidratado.

  1. Mantenha-se hidratado durante atividades físicas

A prática de exercícios físicos tem um papel fundamental no tratamento da Fibrose Cística. Por isso, muitas pessoas com a doença realizam diversos tipos de atividade, como corridas, caminhadas e musculação. Independente do esporte praticado, é fundamental que você beba líquidos antes, durante e depois do exercício.

  1. Opte por bebidas esportivas

As bebidas esportivas são uma boa pedida durante a prática de exercícios físicos, pois elas contém muita água e sal em sua composição. Escolha essa opção enquanto estiver realizando suas atividades esportivas e evite a ingestão de refrigerantes, café e chá.

  1. Alimentos salgados também ajudam

Comer alimentos salgados ajudam a evitar a desidratação, principalmente antes e durante a prática esportiva em climas muito quentes. Opte por comer pães, arroz, torradas e batata. Esses alimentos vão te ajudar a se manter hidratado!

  1. Água e sal

Muitas pessoas com Fibrose Cística optam por beber água com uma pequena pitada de sal para evitar a desidratação. Essa é uma opção e te ajudará a ficar sempre bem hidratado.

  1. Comprimidos de sal

Os comprimidos de sal também são uma boa opção para te ajudar a se manter hidratado. Caso precise deles, avise sua equipe de cuidados da Fibrose Cística para que sejam providenciados.

  1. Cuidado durante voos!

Durante viagens de avião, o ideal é beber muita água e ingerir alimentos salgados. Além disso, é importante continuar se mexendo durante o voo, principalmente durante aqueles mais longos. A baixa umidade durante esse tipo de viagem aumenta o risco de desidratação.
Referências:
https://www.cff.org/Life-With-CF/Daily-Life/Traveling-With-CF/In-Transit-and-at-Destination/Managing-DRFC-While-Traveling/
https://www.chef4cf.com/nutrition-guide/exercise.html
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco