Riscos ao não se vacinar durante a pandemia – Série Especial Coronavírus

Comunicação IUPV - 12/06/2020 09:00

Apesar de ser um tema amplamente discutido há muitos anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF lançaram recentemente um alerta importante sobre os riscos que a não vacinação pode trazer para a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Por conta da pandemia causada pelo Covid-19, muitos países interromperam suas campanhas de vacinação e a estimativa é que mais de 80 milhões de bebês possam ficar sem a imunização.

O objetivo foi proteger a população dos riscos de contaminação pelo Covid-19, porém, de acordo com a OMS e a UNICEF, essa atitude pode interromper o progresso na prevenção de várias doenças ao redor do mundo, como o sarampo, por exemplo. 

Realidade no Brasil

No caso do Brasil, o Ministério da Saúde não anunciou nenhum tipo de interrupção ou alterações no Programa Nacional de Imunizações e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), principais locais no país para a vacinação, seguem funcionando e aplicando as vacinas para a população.

Porém, algumas mudanças aconteceram para que as campanhas de vacinação continuassem no país. Em algumas regiões, as vacinas estão sendo aplicadas em um modelo de drive-thru (o paciente é vacinado pela janela do carro, sem precisar descer), para evitar o contato físico entre as pessoas, e medidas de segurança e proteção estão sendo aplicadas nas UBSs, como distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre cada pessoa, utilização obrigatória de máscaras e disponibilização de álcool em gel. Antes de dirigir-se à UBS da sua região, informe-se se houve alguma alteração de local de vacinação. Algumas UBS alteraram os locais para evitar aglomeração e para concentrar em um local de apoio apenas a vacinação.

Fibrose Cística

Pessoas com Fibrose Cística fizeram parte do público-alvo da segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe e houve muita dúvida sobre que tipos de cuidados esse público e seus familiares precisam ter na hora da vacinação.

Por isso, caso você tenha Fibrose Cística e ainda irá tomar a vacina contra a gripe, ou é familiar de alguém com a doença e precisa ir até uma UBS para realizar a vacinação para a gripe ou outra doença (vacinas ou reforços previstos nos calendário vacinal), confira abaixo algumas recomendações importantes para evitar a contaminação pelo Covid-19.

  • Leve a sua caderneta de vacinação ou de quem será vacinado. É fundamental mantê-la sempre atualizada para acompanhar quais vacinas e reforços são necessários;
  • Utilize máscara de proteção no deslocamento para o local da vacinação e durante todo o período que permanecer por lá. Se você ainda tem dúvida sobre as máscaras de pano, clique aqui e assista nosso vídeo sobre o assunto;
  • Leve com você um frasco de álcool em gel 70% e o utilize várias vezes enquanto estiver fora de casa;
  • Caso tenha fila no local, permanece em uma distância de, no mínimo, dois metros entre as outras pessoas;
  • Evite conversar e não cumprimente com beijos, abraços e apertos de mãos;
  • Lave as mãos com água e sabão antes de sair de casa e após a vacinação;
  • Verifique se a sua UBS ou se a clínica em que fará a vacinação está exigindo agendamento. Caso seja possível, agende o horário exato da vacinação e chegue pontualmente no local;
  • Se não for possível agendar, opte por horários alternativos e em que a procura é mais baixa (ex: meio da manhã, meio da tarde, ou, pergunte no local quais são os horários de menor circulação de pessoas).

E lembre-se sempre: em caso de dúvidas sobre a necessidade da vacinação em você ou em seu filho, entre em contato com a sua equipe médica!

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.unicef.org/ukraine/en/press-releases/suspension-vaccination-due-covid-19-increases-risk-infectious-diseases-outbreaks

https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/sei-ms-0014014102-vacinacao-influenza.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco