Vista essa camisa!
O que é?
Projeto do programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida, que tem como principal objetivo incentivar a prática de exercícios físicos entre pessoas com fibrose cística.
Sobre o projeto
A equipe nasceu por iniciativa do biólogo Cristiano Silveira, pai de um menino com fibrose cística, Pedro. Natural de Porto Alegre (RS), Cristiano mudou-se para o Rio de Janeiro em 2011, quando começou a correr para perder peso e logo entendeu que ele próprio seria o melhor exemplo para o filho começar a praticar atividade física regularmente – exercícios físicos são fundamentais no tratamento da fibrose cística. Na mesma época, conheceu o Unidos pela Vida e passou a colaborar com o Instituto na missão de ampliar a divulgação sobre a fibrose cística e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.
Em 10 anos de existência, completados em 2021, a Equipe de Fibra cresceu e já conta com pessoas de vários lugares do Brasil, com núcleos no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso do Sul. São atletas com fibrose cística, seus familiares e amigos, que trocam dicas sobre treinos, provas e estilo de vida saudável.
Baixe o app!
O Unidos pela Vida lançou o aplicativo da Equipe de Fibra! Gratuito e disponível para Android e iOS, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular para baixar (App Store e Play Store).
No app você poderá registrar seus treinos diários, acompanhar as suas conquistas e ficar de olho no ranking com a sua colocação e a dos outros atletas de fibra. Baixe agora e seja inspiração para milhares de pessoas no Brasil e no mundo!
Quais atividades são promovidas pela Equipe de Fibra?
Entre as atividades da Equipe de Fibra estão a divulgação de informações sobre o tema, por meio de grupos e canais online, e a promoção de eventos com profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição, pneumologia e “atletas de fibra”, que dão testemunhos sobre como os exercícios os ajudam a superar as dificuldades impostas pela doença.
Além disso, os integrantes da equipe participam regularmente de corridas de rua e maratonas, tanto no Brasil quanto em outros países (como os Jogos Latinoamericanos para Transplantados, em 2018, em Curitiba/PR; e os Jogos Mundiais para Transplantados, em 2019, em Salta/ARG).
Em 2021, como parte das comemorações pelos 10 anos do projeto e do Unidos pela Vida, foi realizado o desafio Volta ao Mundo pela Fibrose Cística , que convidou pessoas de todo o mundo a completarem 40.000km praticando atividade física, entre 9 de agosto e 22 de novembro.