Saiba mais sobre o uso de enzimas pancreáticas na fibrose cística

Comunicação IUPV - 30/03/2023 14:33
enzimas pancreáticas

O uso de enzimas pancreáticas faz parte da rotina de muitas pessoas diagnosticadas com fibrose cística. Esse tratamento é recomendado quando há a obstrução dos ductos pancreáticos por conta do muco espesso na região, situação que causa o bloqueio da ação das enzimas e, consequentemente, má digestão e absorção dos alimentos, além  de dificuldade para o ganho de peso e estatura.

Apesar de fazer parte da rotina de tratamento, o uso de enzimas pancreáticas na fibrose cística ainda causa muitas dúvidas entre pessoas diagnosticadas com a doença e familiares. Para respondê-las, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística entrevistou a nutricionista Thaís Cuimbra. Formada pela Unigranrio e com Pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela Uniredentor, Thaís atua há 8 anos com fibrose cística na Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ).

Quando o uso de enzimas pancreáticas é recomendado para pessoas com fibrose cística? Todos os pacientes com a doença precisam utilizá-las?

O uso das enzimas pancreáticas na fibrose cística é recomendado quando existe alteração no exame de elastase fecal, situação que será avaliada pelo médico que acompanha o caso. Ou seja, nem todas as pessoas com fibrose cística necessitam usar enzimas na rotina de tratamento para a doença.  

Como utilizar corretamente as enzimas pancreáticas na fibrose cística? 

A dosagem e quantidade variam de acordo o resultado do exame de elastase fecal avaliado pelo médico, pela idade e também pela refeição. As grandes refeições, como o almoço e jantar, utilizam uma quantidade maior, enquanto os lanches do dia a dia necessitam de uma quantidade menor de enzimas. 

A enzima deve ser ingerida preferencialmente durante ou antes das refeições. O tempo de ação do medicamento é de 40 minutos, e esse é o tempo para que a refeição seja feita. O armazenamento das enzimas pancreáticas deve ser realizado em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C. Nunca retire a cápsula da cartela para armazenamento. Para otimizar espaço, tire apenas da caixa. 

Meu filho com fibrose cística vai para a escola. Como administrar e enviar no ambiente escolar?

A escola deve estar ciente que a criança tem fibrose cística, e os pais deverão orientar o profissional responsável pela criança dentro do ambiente de ensino sobre como deverá ser feita a administração das enzimas pancreáticas. Caso seja uma criança com entendimento e autonomia, assim como os adolescentes, eles mesmos poderão fazer a administração sozinhos na hora da refeição. O envio pode ser feito na mochila ou mesmo na lancheira.

Em alguns casos, a escola não assume essa responsabilidade e o responsável tem que estar presente na hora da refeição para administração do medicamento. Na ACAM-RJ, quando necessário, realizamos uma visita na escola ou contato telefônico para orientação aos educadores e equipe pedagógica sobre a importância dessa medicação.

Como administrar enzimas para bebês ou crianças pequenas que não sabem engolir cápsulas?

Nesses casos, as cápsulas devem ser abertas e as microesferas – que ficam no interior das cápsulas -, devem ser ofertadas na dosagem recomendada pelo médico. Após a ingestão, os pais e cuidadores devem observar se não ficou nenhuma microesfera no interior da boca da criança ou do bebê, garantindo que nenhum machucado ou afta será gerado.

Ao haver necessidade de fracionar, como armazenar de forma correta?

Após aberta a cápsula, o ideal é que seja feito o descarte do medicamento que sobrou.

Quais as dicas para administrar as enzimas em festas ou para crianças que demoram a terminar a refeição?

Nunca esqueça as enzimas ao sair de casa, mas jamais deixe armazenada dentro do carro por causa da temperatura elevada nesse ambiente. Em festas, caso seja criança ou adolescente e tenha vergonha de ingerir o medicamento em público, vá até um local mais reservado, como o banheiro, mas nunca deixe de tomar as enzimas. 

Para crianças que demoram para terminar as refeições, o ideal é que a enzima seja ingerida durante a alimentação, para que o tempo de ação ocorra até o término. Relembrando que o tempo de ação é de 40 minutos. Após esse período, será preciso tomar a medicação novamente.

Caso você tenha dúvidas sobre como fazer uso das enzimas pancreáticas na fibrose cística ou outra etapa relacionada ao tratamento da doença, entre em contato com sua equipe médica. Os profissionais da saúde que fazem o seu acompanhamento poderão ajudar e orientar da melhor forma possível.

Por Kamila Vintureli

Referências:

Oliveira, C.F.; Santos, M.J.F. Fibrose Cística e Suporte Nutricional no Adulto. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/80_pt.pdf. Acesso em 02. mar. 2023.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco