Depoimento – Dulci Loiola

Comunicação IUPV - 19/09/2024 07:05

Conheça um pouco mais sobre a história da Dulci Loiola. Ela foi diagnosticada com fibrose cística aos 52 anos, após décadas em busca de respostas para os diversos sintomas que apresentava, como tosse crônica e pneumonia de repetição.

De acordo com Dulci, todos os sinais eram tratados como asma. “Eu fazia o tratamento, mas não resolvia. Até que um dia eu realizei uma consulta com uma médica chamada Beatriz e contei a minha história.”

Assim que Dulci relatou todos os problemas que a acompanharam ao longo de toda a vida, a profissional da saúde já levantou a suspeita da doença.

“Ela logo perguntou se algum médico tinha pensado em fibrose cística, mas até aquele momento, eu nunca tinha ouvido falar sobre a doença. Foi quando ela me encaminhou para a realização do Teste do Suor, que confirmou o diagnóstico.”

Apesar do susto com a notícia, Dulci já seguiu para o início do tratamento no Centro de Referência em Belo Horizonte. “Também fiz o exame genético, para verificar quais são as minhas mutações. Fiquei muito assustada, mas finalmente consegui o diagnóstico que tanto esperei.”

Além da tosse crônica e das pneumonias de repetição, Dulci também apresentava um dos sintomas mais comuns da fibrose cística, o suor mais salgado que o normal. 

“Somos em cinco irmãos e eu achava estranho que somente eu apresentava os sinais, mas após a confirmação do meu diagnóstico, relembramos que um dos meus irmãos se foi na década de 1990 com o diagnóstico de enfisema pulmonar, mas apresentava os mesmos sintomas que eu. Acreditamos que ele também poderia ter a doença”, contou.

Para Dulci, sua vida é um verdadeiro milagre. “Eu vivi 52 anos sem o tratamento adequado para a fibrose cística e me considero um milagre. Fico feliz em poder compartilhar a minha história e espero que ela traga inspiração para outras pessoas em todo o Brasil.”

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco