Água com sal no calor: devo tomar?

Comunicação IUPV - 23/01/2021 07:52

Com a chegada do verão e a elevação da temperatura em praticamente todo o país, muitas pessoas estão em dúvida sobre os cuidados necessários para se manter saudável neste período mais quente do ano. Uma das questões que chegou até a nossa equipe foi: devo beber água com sal?

E para responder esta pergunta conversamos com a Lenycia Neri, Nutricionista do Hospital das Clínicas de São Paulo (Instituto da Criança). De acordo com Lenycia, a necessidade de reposição de sal está mais presente para os bebês diagnosticados com fibrose cística.

“Sabemos que pessoas com fibrose cística perdem mais sal por meio do suor do que quem não tem a doença. Por conta disso, a reposição de sódio por meio de solução salina e/ou alimentos é fundamental para evitar problemas. Isso acomete principalmente as crianças mais novas, pois quanto mais novo é o bebê, menor é a quantidade de sódio que ele ingere em sua dieta diária. Conforme vamos crescendo, inserimos em nossa alimentação opções mais industrializadas, colocamos mais sal na comida, o que faz com que a necessidade de beber água com sal nem sempre exista. Por isso dizemos que essa é uma questão bem individualizada e que deve ser avaliada caso a caso ao lado de um profissional da saúde, de preferência um Nutricionista”.

Lenycia ainda relembra que é preciso observar os hábitos da família para avaliar a real necessidade desta reposição de sal por meio do soro caseiro.

“Por exemplo, se uma criança ou adolescente com fibrose cística consome bastante sal durante as refeições, não é preciso beber a água com sal. Porém, se essa pessoa faz parte de uma família que tem o hábito de consumir comida com pouco sal por ter algum integrante da casa hipertenso ou com problema renal, o repositor hidroeletrolítico caseiro deve ser considerado e a pessoa pode colocar o sal na água ou no refresco e beber várias vezes ao dia. Lembrando sempre que isso é muito particular de cada pessoa e deve ser discutido com a equipe médica que o acompanha, mas de maneira geral, crianças menores precisam da reposição de sal na água e na comida por consumirem menos alimentos industrializados e com alta quantidade de sódio.

A Denise Mengarda mora em Horizontina/RS e é mãe de fibra da Carolina, de três anos de idade e diagnosticada com fibrose cística. Ela afirma que a reposição de sal foi algo recomendado pela equipe médica que acompanha sua filha.

“Sempre foi recomendado que no verão e em dias quentes a gente faça um soro caseiro ou coloque uma pitadinha de sal na água para a Carol beber. Como eu sou responsável por cozinhar aqui em casa, a Nutricionista também recomendou que eu coloque um pouco mais de sal nos alimentos para fazer essa reposição de sódio. Nunca tivemos problemas de desidratação e os exames sempre mostram bons níveis de sódio, e acredito que essas recomendações e os cuidados que estamos seguindo estão fazendo toda a diferença para esses resultados”.

A Nutricionista Lenycia ainda lembra que a necessidade de reposição de sal não é exclusividade de quem tem fibrose cística. Esse tipo de recomendação também é feita para pessoas que praticam exercícios físicos de maneira intensa.

“Atletas, adultos, crianças e adolescentes que praticam muita atividade física também precisam desta reposição de sódio para evitar a desidratação e outros problemas de saúde, principalmente durante o calor. Por isso, agora que as temperaturas começaram a aumentar, lembre-se sempre de beber muita água, optar pela ingestão de alimentos leves e saudáveis e, na dúvida, sempre procurar um profissional da saúde”, finalizou Lenycia.

Se você tiver alguma dúvida, envie para nós através do contato@unidospelavida.org.br, pelas nossas redes sociais ou pelo whatsapp (41) 99636-9493

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco