Alimentação e Fibrose Cística: alimente-se bem para ter mais saúde e qualidade de vida

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 05 de fevereiro de 2020

Seguir uma alimentação saudável e equilibrada traz mais saúde e qualidade de vida para todos nós, e para as pessoas com Fibrose Cística isso não é diferente. Por ser uma doença que pode afetar o sistema digestório, é importante que os indivíduos diagnosticados façam as melhores escolhas possíveis em relação à alimentação.

A insuficiência pancreática é a manifestação digestiva mais comum entre as pessoas com a doença, tornando o uso de enzimas pancreáticas uma etapa necessária e diária no tratamento da Fibrose Cística em muitos casos. Essa situação causa sintomas como a diarreia e pode comprometer o estado nutricional da pessoa atingida.

Nesses casos, o acompanhamento nutricional se faz ainda mais necessário, tornando a consulta regular com um Nutricionista fundamental para melhorar ou manter o estado nutricional, diminuir o índice de desnutrição e auxiliar na estabilização da função pulmonar de quem tem a doença.

Para muitas pessoas com Fibrose Cística, seguir uma dieta hipercalórica faz parte do tratamento. No geral, a necessidade de oferta calórica para uma criança com a patologia é até 150% maior do que para alguém sem a doença. Mas isso não significa que é preciso exagerar nos doces e comidas gordurosas. Equilíbrio é palavra chave nessa situação e optar por alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e proteínas fará toda a diferença.

E para manter um bom estado nutricional, mudar ou adaptar alguns hábitos alimentares da família pode ajudar a pessoa do círculo familiar diagnosticada com a doença a ter mais qualidade de vida. A seguir, listamos algumas dicas para tornar a missão de seguir uma alimentação saudável e adequada mais fácil e agradável para todos:

O Unidos pela Vida disponibiliza algumas opções de Receitas Hipercalóricas para quem precisa variar o cardápio e quer continuar seguindo uma alimentação saudável. Clique aqui para acessá-las. Em caso de dúvidas, lembre-se sempre: consulte seu médico! Ele poderá auxiliar com seus questionamentos e orientar sobre o que funcionará melhor no seu caso ou de seu familiar com Fibrose Cística.

Referências:

TAULOIS, M. Nutrição Para Vida. Vertex. Equipe Fibrose Cística – Serviço de Pneumologia – PPC – UERJ.

Série Fibrose Cística: cuidar bem para viver mais e melhor. Manual de Nutrição para pacientes fibrocísticos. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui