Dicas para manter uma alimentação equilibrada durante o verão

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 02 de janeiro de 2021

Sol, praia, família e muita diversão: essa é a receita perfeita para aproveitar o verão. Para garantir que você vai curtir a estação mais quente do ano da melhor maneira possível, é importante lembrar que os cuidados com a alimentação devem continuar durante este período. 

Por isso, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística conversou com a Janaína Paim Bardini. Ela é Nutricionista, atua há 5 anos no atendimento de pessoas com fibrose cística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS e compartilhou conosco algumas dicas para que você ou seu familiar com fibrose cística mantenha uma alimentação equilibrada durante o verão.

Quais alimentos priorizar?

De acordo com a Janaína, as recomendações de alimentação no verão para as pessoas com fibrose cística são as mesmas indicadas para a população em geral. “Nesta época o ideal é manter a sua rotina alimentar priorizando uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, proteínas de boa qualidade, carboidratos e gorduras saudáveis.”

E quando o assunto são as bebidas, o que é mais indicado?

Sabemos que no verão os riscos de desidratação são mais altos, por isso, a Janaína traz algumas opções que poderão fazer toda a diferença. “Durante a estação mais quente do ano o mais indicado é o consumo de água, isotônicos e água de coco, sempre pensando em manter hidratação adequada e reposição de eletrólitos perdidos no suor.”

O que é preciso evitar?

Durante o verão as festas de fim de ano e reuniões em família acabam aumentando o consumo de alimentos que geralmente não fazem parte da nossa dieta. Além disso, quando estamos de férias a facilidade de comer fora e de acesso aos fast foods e alimentos processados acabam roubando a cena em nossa alimentação. Por isso, a nutricionista Janaína compartilha informações importantes sobre o que deve ser evitado.

“Assim como a população em geral, as pessoas com fibrose cística precisam evitar alimentos comprados em locais sem refrigeração adequada, como na beira de praia ou em parques, por exemplo. Também é fundamental evitar alimentos muito pesados que possam causar algum tipo de indisposição digestiva. Além disso, independente da época, nunca esquecer de usar as enzimas pancreáticas conforme a indicação da equipe que lhe acompanha.”

Para bebês com fibrose cística, alguma recomendação específica?

Se o seu filho com fibrose cística ainda é um bebê, não se preocupe. A Janaína também trouxe dicas específicas para esse caso. “Para as crianças menores é importante a reposição adequada de sal conforme a faixa etária. Os bebês, em função da superfície corporal, tendem a perder mais facilmente sódio pelo suor. Além disso, a ingestão de água também precisa ser adequada de acordo com o peso para evitar a desidratação.”

Em caso de dúvidas, lembre-se sempre de procurar a equipe médica que lhe acompanha em seu Centro de Referência. Eles poderão responder seus questionamentos e indicar o que melhor se encaixa no seu caso. Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e curtir o verão!

Por Kamila Vintureli

Revisão e informações: Nutricionista Janaína Paim Bardini

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui