Alimente-se com Saúde!

Instituto Unidos pela Vida - 24/11/2015 16:58

Captura de Tela 2015-08-11 às 09.05.11Nas pessoas que tem Fibrose Cística, o muco espesso e pegajoso que o corpo produz dificulta a absorção de gorduras e nutrientes, sendo este o principal motivo de uma dieta saudável e com calorias e gorduras. Manter um peso saudável — e às vezes aumentá-lo — é a chave para lutar contra infecções e manter os pulmões e o corpo forte. Mudando pequenas coisas na rotina, você pode fazer uma grande diferença para o seu peso!

Dicas para planejar e preparar refeições

Cuidar da alimentação e da digestão para pessoas com FC depende, basicamente, de três coisas: entrada, processamento e saída.

Preparar o que você vai comer (entrada), ter a quantidade de alimento necessária para digerir o que você comeu (processamento) e os resultados (saída).

Independente se você está bem de saúde ou um pouco doente, dê a si mesmo tempo para planejar. Antes de ir dormir, pense no dia seguinte: Onde você estará? Onde você pode facilmente guardar a comida? Há alguma geladeira por perto? Microondas? E tem um lugar para você comer?

Pense em “armazenamento”. Planeje refeições ou lanches que você possa levar em sua bolsa, que consiga guardar na gaveta de sua mesa, ou em uma espécie de bolsa térmica no seu carro.

Cozinhe uma vez para comer três. Quando cozinhar, faça um pouco a mais para guardar para o almoço do dia seguinte, ou use recipientes para congelar comidas que você pode descongelar e comer depois.

Para o café da manhã, um pote de iorgurte com aveia, frutas e outras coisas que você goste é uma ótima forma de começar o dia. Se você acha que tem mais energia no começo do dia, já faça o seu jantar para não comer besteira à noite.

Mesmo se você estiver cozinhando para uma ou duas pessoas, procure em revistas e livros receitas pequenas, para que nenhuma comida seja desperdiçada. Ou faça uma porção completa e congele parte dela para quando você não quiser cozinhar.

Organize sua Cozinha

Deixe sua cozinha organizada para que tudo o que você precisa para seus lanches e refeições estejam ao alcance de suas mãos. Tenha sempre sacolas plásticas e de papel, guardanapos e potes plásticos.

Crie uma prateleira em sua cozinha ou em sua geladeira para seus lanches prediletos.

Deixe potes plásticos à mão para guardar porções do tamanho de uma refeição na geladeira. De manhã, apenas pegue um pote para levar para o trabalho, escola ou para onde você for.

Organize suas Compras

comprasPlanejando antes, você evita ficar andando sem saber o que comprar no supermercado, ou ainda comprando besteiras! Planeje seu cardápio da semana para que você tenha todos os ingredientes necessários ao seu alcance, e não precise brincar de “O que tem para o jantar?”.

Muitos sites de culinária dão ideias criativas para criar seu cardápio, como refeições temáticas (“Noite do Taco” ou “Segundas sem Carne”). Pensar antes garante opções melhores e mais nutritivas.

Leia as etiquetas dos alimentos. Elas te mostram quais são os alimentos que condizem com sua dieta.

Fique atento a novas ideias. Apenas olhe em volta. Opções de lanches estão por todo lugar. Procure nas seções especializadas em supermercados, lojas de conveniência, mercados de bairro e bancas.

Lanches e Refeições Rápidas

A comida deve ser algo apreciável. Planejar suas refeições e lanches antes pode te ajudar a evitar o estresse de ficar com fome durante qualquer parte do dia. Você nunca sabe quando vai ficar preso ou demorar em algum lugar. Por isso, leve sempre um lanche. Refeições fáceis são particulamente importantes para quem tem diabetes relacionado à FC.

Alguns lanches rápidos:

  • Barras de granola ou proteína
  • Frutas de sua preferência
  • Pedaços de bolo
  • Biscoitos
  • Castanhas de caju, do Pará, amendoim ou nozes
  • Sementes de Girassol
  • Cereal
  • Sucos
  • Frutas secas

Para ler o texto original, clique aqui.
Artigo traduzido por Eduardo Trunci, tradutor voluntário do Instituto Unidos pela Vida e também da revista americana Scientific American, do California Institute of Technology e do site TED.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco