Você conhece os mecanismos de participação social nos processos de incorporação de novas tecnologias do SUS?

Comunicação IUPV - 04/10/2022 11:56

Clique aqui e baixe agora o caderno especial Processo de incorporação de tecnologias no Brasil, Participação Social e atuação de associações de pacientes: Uma breve análise sobre a experiência da Fibrose Cística, Atrofia Medular Espinhal e Esclerose Múltipla em incorporações de tecnologias no ano de 2020 na Conitec.

O material foi organizado pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e contou com a coordenação de pesquisa, execução e conteúdo da Fundadora e Diretora Executiva do Instituto, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, além da colaboração da Presidente do Instituto Fernando Loper Vasconcellos, Adriane Loper, e do Coordenador de Projetos e Relações Institucionais do Unidos pela Vida, Gabriel Johnson.

Visando amplificar a discussão sobre avaliação de tecnologias de saúde em doenças raras, especialmente reconhecendo a importância do papel das associações de assistência na qualificação da participação social em consultas públicas na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o material foi criado a partir de uma breve pesquisa exploratória com base em análise documental, que visou descrever como se deu a atuação de associações de pacientes do Brasil durante o preparo para consultas públicas para fibrose cística, esclerose múltipla e atrofia medular espinhal.

Além de compartilhar algumas avaliações dentro da temática e insights para o trabalho de outras associações que também poderão atuar nesses contextos, o caderno especial apresenta conceitos teóricos sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para aprofundar o aprendizado dos leitores.

O conteúdo também faz parte da pesquisa de mestrado no Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Verônica, que reforça a importância da qualificação dos processos. “Resultados são diretamente impactados por processos que são realizados sem qualidade, especialmente quando falamos em saúde. Para que possamos qualificá-los, aprender novos conceitos e evoluir, precisamos seguir em constante aprendizado e troca de experiências.”

O caderno especial Processo de incorporação de tecnologias no Brasil, Participação Social e atuação de associações de pacientes: Uma breve análise sobre a experiência da Fibrose Cística, Atrofia Medular Espinhal e Esclerose Múltipla em incorporações de tecnologias no ano de 2020 na Conitec pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco