Equipe da UFSC lança cartilha com exercícios domiciliares para pessoas com doenças respiratórias crônicas

Comunicação IUPV - 15/04/2020 08:00

Integrantes dos projetos de extensão “Reabilitação Pulmonar” e “ReabilitARA” e dos grupos de pesquisa “Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Cardiorrespiratória (LACOR)” e “Prematuridade” da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram a cartilha Exercícios domiciliares para indivíduos com doenças respiratórias crônicas. Você pode conferir o material na íntegra clicando aqui.

A cartilha foi criada especialmente para familiares e pessoas diagnosticadas com doenças respiratórias crônicas e que precisam realizar exercícios respiratórios em casa neste período de isolamento social causado pelo novo Coronavírus, o Covid-19. O objetivo é apresentar atividades que podem auxiliar na melhora da respiração e na remoção de secreção dos pulmões.

No material é possível encontrar imagens com orientações sobre como realizar os exercícios e a posição correta para melhorar o aproveitamento da atividade. Em entrevista feita ao portal online da UFSC, as autoras do material afirmam que os cuidados descritos na cartilha são especialmente importantes para esse público pois ele é formado por pessoas que podem apresentar a forma mais grave da Covid-19.

A cartilha foi produzida pelas professoras da UFSC Livia Arcêncio do Amaral, Danielle Soares Rocha Vieira e Cristiane Aparecida Moran. A professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UFSC, Talita Tuon, a fisioterapeuta do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Gabriela Leopoldino, e as estudantes Natália Consoni, Juliana Bastos de Oliveira e Niágeri Cioato, do curso de graduação em Fisioterapia da UFSC, também colaboraram com a produção do conteúdo.

Atividades físicas

A cartilha produzida pela equipe da UFSC também chama a atenção para a importância de seguir com a realização de exercícios físicos de maneira regular durante o período de isolamento social. O material traz várias sugestões de exercícios e alongamentos que você pode realizar na sua casa para reduzir o sedentarismo durante a quarentena.

Em caso de dúvidas sobre o material você pode entrar em contato com a professora Livia Arcêncio do Amaral pelo e-mail livia.arcencio@ufsc.br ou com a professora Danielle Soares Rocha Vieira pelo e-mail danielle.vieira@ufsc.br

Caso você tenha dúvidas sobre a necessidade de realização desses exercícios por você ou um familiar, entre em contato com sua equipe médica!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco