Cigarro e fibrose cística: uma relação prejudicial

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 31 de outubro de 2020

Não é nenhum segredo que fumar faz mal para a saúde de qualquer pessoa, mas para quem tem fibrose cística (FC), a exposição ao cigarro pode ser ainda mais prejudicial. Isso porque o cigarro é composto de milhares de substâncias químicas, conhecidas por causar câncer e outras doenças nas vias aéreas, como inflamações.

Na FC, a exposição à fumaça do cigarro, seja de forma ativa ou passiva, irrita a mucosa dos pulmões, provocando tosse e a produção de mais muco. Essa situação pode aumentar o risco de infecções por bactérias e a necessidade de internamentos hospitalares com frequência, além de piorar os sintomas respiratórios e a necessidade de internamentos hospitalares mais frequentes 1.

O hábito de fumar também afeta a função da proteína CFTR (cystic fibrosis transmembrane conductance regulator), acelerando a piora da função pulmonar e outros sintomas presentes na doença 2

Além dos prejuízos para os pulmões, o tabaco, substância presente no cigarro, também altera o apetite e os hábitos alimentares da pessoa que fuma. Essa alteração pode complicar os desafios nutricionais da FC, trazendo perda de peso, devido especialmente a falta de alimentação correta e saudável, com nutrientes e vitaminas 3

Mas não é só o fumo ativo que causa prejuízos. O fumo passivo que é quando a pessoa com FC respira a fumaça produzida por alguém próximo que esteja fumando, também causa danos para a saúde. Nessa fumaça estão presentes algumas das substâncias tóxicas que causam inflamação das vias aéreas, trazendo dificuldade para respirar e piora na função pulmonar 4

Essa exposição passiva pode ser ainda mais negativa para bebês e crianças, isso porque eles respiraram mais vezes e mais rápido do que os adultos, ingerindo maiores quantidades dessas toxinas e tendo consequências mais graves 4

O cigarro de tabaco não é o único que traz danos para a saúde, os cigarros eletrônicos, vaporizadores e charutos também são prejudiciais, isso porque eles também contém nicotina ou outras substâncias tóxicas. Por isso, o uso deles e exposição passiva à fumaça produzida não é indicado para as pessoas com FC 5

Para evitar os prejuízos causados pelo cigarro para a saúde de pessoas com FC, confira as dicas a seguir 6:

Agora que você conhece os riscos do cigarro, evite a exposição a essas toxinas e cuide da sua saúde e das pessoas próximas de você! 

Por: Julianna Rodrigues Beltrão, acadêmica do 9º período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); presidente da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS); atua no setor de Psicologia e Projetos do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Revisão: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga – CRP 08/16.156, especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, diagnosticada com FC aos 23 anos de idade. 

Referências:

1 EWAN, F.; HODSON, M.; SIMMONDS, N. The prevalence of “risky behaviour” in adults with cystic fibrosis. Journal of Cystic Fibrosis, v. 11, p. 56-58, 2012. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1569199311001640?token=FF434A791395AC7CA13E42E84520F3457C81FBD06BEA6C40E01CFBEE40D730EDACA2DDD0D28725AE8F93ABBE4A16544E.

2 CANTIN, A.; et. al. Cystic Fibrosis transmembrane conductance regulator function is suppressed in cigarette smokers. Am J Respir Crit Care Med, v. 173, p. 1139-44, 2006. 

3 CHEN, H.; et al. Cigarette smoke exposure reprograms the hypothalamic neuropeptide Y axis to promote weight loss.  Am J Respir Crit Care Med, v. 173, n. 11, p. 1248-54, 2006. 

4 NATIONWIDE CHILDREN’S. Secondhand Smoke and Cystic Fibrosis (CF). Disponível em:https://www.nationwidechildrens.org/family-resources-education/health-wellness-and-safety-resources/helping-hands/secondhand-smoke-and-cystic-fibrosis-cf.

5 UNIVERSITY HOSPITALS BRISTOL. NHS FOUNDATION TRUST. Cystic Fibrosis: Smoking & Alcohol. Disponível em: http://www.uhbristol.nhs.uk/transition/cystic-fibrosis/life-choices/smoking-alcohol/.

6 ALMA, L. Mixing Second-Hand Smoke and Cystic Fibrosis. Very-well Health. 04 de junho de 2019. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/second-hand-smoke-and-cystic-fibrosis-998266

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui