Conhecendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e os cuidados para evitá-lo na fibrose cística

Comunicação IUPV - 15/08/2024 09:12
Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), classificado como pneumovírus, é um dos maiores causadores de infecções respiratórias em crianças com menos de dois anos no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é a principal causa de bronquiolites e de pneumonias em crianças nessa faixa etária.

Ainda de acordo com a SBP, mesmo sendo mais frequente em crianças menores, idosos e adultos que possuem doenças cardíacas ou pulmonares podem apresentar quadros graves após a infecção pelo VSR.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na fibrose cística

A infecção pelo VSR pode trazer complicações para pessoas com fibrose cística, como explica o Dr. Luiz Cutolo, professor associado do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação Médica.

“Existe uma correlação muito forte entre exacerbações na fibrose cística e o VSR. Até 60% das exacerbações na infância de pessoas com a doença são desencadeadas por vírus, e o Vírus Sincicial Respiratório é um dos grandes responsáveis por isso.” 

De acordo com o Dr. Luiz, que também é coordenador do Módulo de Doenças Respiratórias Pediátricas da UFSC, os familiares e pessoas com fibrose cística devem ficar alertas aos sinais que podem indicar a presença do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), como tosse, febre e congestão nasal.

Cuidados para evitar o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na fibrose cística

Algumas atitudes podem ser realizadas para evitar a infecção pelo VSR, como orienta o infectologista pediátrico, Dr. Rodrigo Marzola.

“A higienização das mãos é o principal cuidado para evitar a contaminação. Higienizar as mãos com álcool por 20 segundos já faz com que essa transmissão não ocorra. Além disso, caso um familiar esteja com sintomas gripais, é fundamental que evite fazer visitas para bebês e crianças. Essa atitude também ajuda na proteção contra o VSR.”

Se mesmo com esses cuidados você ou seu familiar com fibrose cística começar a apresentar os sintomas do Vírus Sincicial Respiratório, é necessário buscar ajuda médica imediata para acompanhamento e orientações sobre o tratamento.

Para saber mais sobre esse tema, clique no link abaixo e escute a edição 42 do podcast Conversando sobre a Fibrose Cística, que contou com um bate-papo entre o Dr. Luiz Cutolo e o Dr. Rodrigo Marzola sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e os cuidados para evitá-lo na fibrose cística.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/vacinas/virus-sincicial-respiratorio-vsr/

https://dive.sc.gov.br/phocadownload/GEDIM/VSR-Saiba-Mais.pdf

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco